Beto Figueiroa
Músicos que vivem no exterior desde os anos 80 passarão por Tatuí no dia 1º com repertório especial
Citado em crítica do jornal norte-americano The Washington Post como “o melhor duo de violões que já existiu”, os irmãos Sérgio e Odair Assad fazem apresentação em Tatuí no mês que vem. O show no município é o quinto de um total de oito previstos no Brasil e patrocinados pela Petrobras e BB DVTM.
A turnê 2014 levará o Duo Assad a oito cidades brasileiras. Antes de Tatuí, os músicos se apresentaram em Palmas (no dia 16 deste mês) e em São Bernardo do Campo (no dia 18). Ainda neste mês, eles têm shows marcados em Manaus (nesta terça-feira, 29), e em Campinas (na quinta-feira, 31).
O Duo Assad estará em Tatuí no dia 1o de agosto para apresentação no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório. Na sequência, eles viajarão a Dourados (dia 5), Campo Grande (dia 6) e encerram a turnê em Niterói (no dia 10). Em Tatuí, assim como aconteceu em Manaus, os músicos promoverão masterclasses. Nas demais cidades que integram a turnê do duo premiado, também serão realizadas outras atividades, como conversas com o público.
Em 2013, os irmãos Assad percorreram seis cidades brasileiras. Estiveram em São Lourenço, Mococa, Belém, Campos do Jordão, Goiânia e Juiz de Fora. No ano que vem, a turnê segue com mais 15 apresentações, atingindo 28 cidades. Também em 2015, o duo lançará CD inédito, patrocinado pela Petrobras.
O patrocínio é resultado da seleção pública do Edital Petrobras Cultural 2012, na área de apoio a artistas para a afirmação da identidade brasileira e da ampliação de oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais. A proposta é valorizar a cultura brasileira em sua diversidade étnica e regional.
Neste ano, a BB DVTM se uniu à Petrobras para mostrar ao Brasil o trabalho do duo, que é considerado pela crítica internacional como “o melhor do mundo”. A turnê tem realização da Antares, atuante no mercado cultural.
Residindo no exterior desde os anos 80, os irmãos Assad se apresentam pelo mundo em recital. Os shows são realizados com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais. Entre eles, estão: Yo-Yo Ma e Paquito D’Rivera.
Com repertório classificado como “eclético e corajoso”, o duo estabeleceu novos padrões para o conceito de virtuosismo. Os irmãos começaram a tocar juntos ainda muito jovens e rapidamente tornaram-se “amplamente reconhecidos”.
A carreira internacional começou com o prêmio “Young Artist Competition”, em Bratislava no ano de 1979. Desde então, compositores passaram a escrever música especialmente para os irmãos. Entre os quais, Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Edino Krieger, Francisco Mignone e, mais recentemente, o cubano Leo Brouwer.
O Duo Assad atuou com renomados artistas. Além de Yo-Yo Ma e Paquito D’Rivera, eles tocaram com Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Gidon Kremer e Dawn Upshaw. Também se apresentaram com Turtle Island String Quartet.
Seu repertório clássico inclui transcrições da “Literatura de Teclado Barroco”, de Bach, Rameau e Scarlatti, e adaptações de peças de Gershwin, Ginastera e Debussy.
Com inúmeros CDs gravados, os irmãos são reconhecidos por sua atuação em gravações, principalmente, pelas gravadoras Nonesuch Records e GHA Records. Em 2001, pela primeira empresa de produção musical, lançaram o disco “Sérgio e Odair Assad Tocam Piaz-zolla”, que rendeu aos irmãos um Grammy Latino.
Em 2007, o duo teve o sétimo álbum lançado pela Nonesuch (“Jardim Abandonado”) nomeado para o Grammy Latino. O trabalho concorreu na categoria melhor álbum clássico no mesmo ano em que Sérgio recebeu o prêmio Grammy de melhor compositor por sua música “Tahhiyya Li Ossoulina”.
Em 2012, o duo se apresentou nos Estados Unidos com turnê denominada “Viva Brasil”, com Yo-Yo Ma, que gerou um EP, disponível no iTunes (loja virtual de música da Apple). Passaram a ter uma presença frequente na América do Sul, através da Antares, que os representa nesta área desde 2010.
Em 2013, os irmãos apresentaram-se em turnê pelos Estados Unidos com Paquito D’Rivera, com o show “Dances from the New World”, também gravado pela GHA. Também realizaram inúmeros concertos e recitais pela Europa e América do Sul.
Preparam um CD inédito patrocinado pela Petrobras, que será lançado na turnê de 2015 e que contará a história da composição para este instrumento no Brasil.
O programa a ser apresentado em Tatuí cobre mais de três séculos de música criada especialmente para o violão ou adaptada para dois violões. No show, o duo apresenta músicas de compositores, como: Fernando Sor, Rameau, Gnatalli e Egberto Gismonti, encerrando com “Tahhiia li Ossoulina”.