Mais
    Início Cultura Mostra que homenageia tatuiano Expedycto Lyma tem encerramento

    Mostra que homenageia tatuiano Expedycto Lyma tem encerramento

    “Pavilhão Cinematográfico Explym” tem encerramento neste domingo, dia 27
    Da redação

    Neste domingo, 27, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), acontece o enceramento do “Pavilhão Cinematográfico Explym”, descrito pela produção como uma grande homenagem ao tatuiano Expedycto Lyma. O evento tem curadoria e cenografia dos também tatuianos Felipe Abramovictz e Jaime Pinheiro, respectivamente.

    O artista local é ator, produtor, cineasta e criador do Circo-Theatro do Alemão, que percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1960, “derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele”, aponta a produção.

    “Polaco” ou “Alemão”, como era conhecido, produziu dez longas-metragens entre 1979 e 1984, o que o torna o mais profícuo realizador em longas-metragens em Super-8.

    Em VHS, fez mais de uma dezena de filmes (1996 a 2002), todos recuperados por meio do projeto que leva o nome dele.

    “Levando o projetor no porta-malas, o artista exibia nos rincões da zona rural seus bangue-bangues, comédias, dramas, histórias de aventuras, policiais, que não deixam de referenciar fatos do cotidiano brasileiro, presentes em toda a sua filmografia”, ressalta a produção.

    O pavilhão cinematográfico de Expedycto é homenageado com a exibição de boa parte da extensa filmografia do cineasta na sala de cinema, integrada a um espaço cenográfico que faz referência ao pavilhão no qual o cineasta exibia suas obras.

    A programação inclui bate-papos, intervenções cênicas e sessões especiais de obras que dialogam com o imaginário do artista.

    O Pavilhão Cinematográfico Explym é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativas, do estado de São Paulo, e Ministério da Cultura, do governo federal, através da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

    O Centro Cultural São Paulo está localizado na rua Vergueiro 1.000, bairro Paraíso. Acesso pela estação Vergueiro do Metrô – Linha Azul. Mais Informações: 55 (11) 3397-4000. A entrada é gratuita.