Prefeitura promove eventos e ações pelo “Outubro Rosa”

Além de assistir palestras, mulheres poderão fazer exames

Prefeitura promove diversas ações no Outubro Rosa (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Neste mês, a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo diversas ações envolvendo a campanha Outubro Rosa em Tatuí, com o objetivo de motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para o controle e o cuidado integral relativos aos cânceres de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.

Segundo Silvana Maria de Oliveira, enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde, da secretaria municipal, o diagnóstico precoce contribui para a redução da mortalidade, com a mamografia de rotina sendo recomendada para mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos.

“Rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício dessa estratégia na redução da mortalidade nesse grupo”, destaca.

“Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde”, completa.

Ela ainda orienta que homens também podem ter câncer de mama, mas que é raro (1% dos casos). “Isso ocorre porque os homens também possuem tecido mamário, só que em quantidade menor, o que possibilita que o nódulo seja facilmente apalpado”. “Quando existe a queixa de um nódulo, o diagnóstico é feito por meio do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor”.

Silvana ainda esclarece que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que os homens façam autocuidado ao prestar atenção nos sinais do corpo. Caso notem alguma diferença, é indicado buscar uma unidade de saúde imediatamente para avaliação, a fim de que melhore o prognóstico da doença.

Ações no município

Nas unidades de saúde locais, as mulheres poderão participar de palestras de conscientização; pegar guias para o exame de mamografia (para mulheres a partir de 50 anos); e fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Ainda pode ser realizada a coleta do Papanicolau (exame preventivo do câncer de colo do útero), devendo a mulher fazer o agendamento prévio, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, nas próprias unidades de saúde, levando cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço.

O “Dia D” do “Outubro Rosa” acontecerá em dois sábados deste mês, sempre das 8h às 12h, sendo o primeiro neste dia 19, nas ESFs Jardim Gonzaga, “Dra. Maria Eunice Del Fiol” (bairro Valinho), “Roseli de Oliveira Camargo” (Jd. Santa Rita de Cássia), “João Guilherme Soares Hoelz” (Jd. Tóquio), “Dr. Simeão Orsi” (vila Angélica), “André Batista” (vila Santa Luzia), “Dr. Alceu Machado Filho” (vila São Cristóvão) e na UBS “Dr. Aniz Boneder” (CS1 – UBS central).

Já no dia 26, será nas ESFs “Dr. Medardo Costa Neves” (Jd. Rosa Garcia), “Othoniel Cerqueira Luz” (CDHU), “Adriana Mesquita Tibellio Mota” (Jardins de Tatuí) e na UBS “Dr. Jener de Faria” (bairro dos Mirandas).

Especialmente na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Dr. Laurindo, o atendimento será em horário estendido nos dias 21, 22 e 23 (segunda, terça e quarta), das 17h às 20h.

“Uma oportunidade para as mulheres que trabalham durante o dia e não têm tempo para realizar o exame no horário normal de funcionamento das unidades de saúde”, destaca a assessoria de comunicação da prefeitura.

Por fim, na região da vila Esperança, a ESF “Antônio Rodrigues” fará suas atividades alusivas à campanha Outubro Rosa na quarta-feira, 23, no horário normal de atendimento da unidade, das 7h às 17h.

O Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí abriu a programação do Outubro Rosa no município com uma palestra de conscientização sobre o tema. O evento aconteceu na quinta-feira da semana passada, 10, na Câmara Municipal.

Segundo médicos, “conhecer o próprio corpo é a melhor forma de aprender a identificar se algo não está certo”. Mais de 73 mil novos casos são diagnosticados por ano e “uma alimentação saudável e atividade física podem reduzir o seu risco de ter a doença; a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos de idade”, destacam os especialistas.

Já o câncer do colo do útero tem registro de mais de 17 mil novos casos por ano, e a prevenção é feita pela vacina HPV. Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos devem se vacinar; e o exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos.