Da reportagem
Miguel Lopes Cardoso Júnior, o “Professor Miguel”, do PSD, eleito no domingo passado, 6, para um segundo mandato como prefeito de Tatuí, com 24.554 votos (41,86% dos válidos), afirmou já possuir projetos para o próximo mandato, com início em 2025.
Cardoso Júnior concorreu pela coligação “Reconstruindo uma Tatuí de todos”, também integrada pelos partidos Republicanos, Podemos, MDB, Solidariedade e PRD.
A candidata Alessandra Vieira de Camargo Teles (“Alessandra Gonzaga”, do PP), fez parte da coligação “Amor e Trabalho por Tatuí”, com os partidos PP, PL, PSB, União e Avante, e foi a segunda mais votada, com 24.106 votos (41,09%).
Eduardo Dade Sallum (PT) ficou em terceiro lugar, com 9.348 votos (15,93%). Ele concorreu pela coligação “Muda Tatuí”, formada por oito partidos: PT, PSDB, PDT, Rede, Cidadania, PCdoB, PV e Psol.
Já Rogério de Jesus Paes, o “Rogério Milagre”, concorreu pelo Partido da Mobilização Nacional sem coligação e foi o menos votado, com 656 votos (1,12%).
Ao todo, dos 88.771 eleitores tatuianos aptos a votar, 65.445 compareceram às urnas. Entre esses, 3.940 (6,02%) votaram nulo e 2.841 (4,34%), em branco. As votações tiveram início às 8h e encerramento às 17h, efetuadas em 243 seções eleitorais espalhadas por 30 escolas.
Novos planos
O prefeito reeleito recebeu a reportagem de O Progresso de Tatuí nesta quinta-feira, 10, e relatou os planos para o próximo mandato como chefe do Executivo, destacando como um dos principais a geração de empregos.
“A Marquespan virá com mais 1.500 vagas, já agora em abril, no primeiro quadrimestre de 2025. Yazaki e Santista, ampliando. Muitas empresas estão procurando a cidade para vir para cá”, declarou.
“Haja vista que nós vamos asfaltar o distrito industrial do Astória, que liga a vila Angélica até o distrito, dando a possibilidade para as pessoas começarem a ir até lá por esse caminho”, acrescentou o prefeito.
Cardoso Júnior também falou sobre o objetivo de criar mais duas entradas no município: “É um sonho de toda a população. Não aceitamos mais qualquer crescimento para a região sul, a menos que seja feita uma nova saída, como uma contrapartida pelos loteadores. É um pecado o que fizeram por muito tempo, mandando gente para lá por uma entrada e uma saída”.
O prefeito reeleito também enfatizou que continuará trabalhando principalmente pela Educação e Saúde. Ele elencou, como destaque desta gestão, a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer, em Jaú, o Núcleo de Apoio e Assistência ao Paciente com Câncer de Tatuí, o Centro Municipal de Fisioterapia, o Laboratório de Análises Clínicas, a Central de Imagens do Brasil Laudos, a UBS veterinária e a clínica escola.
Sobre o resultado da eleição para o Legislativo (reportagem nesta edição), o prefeito destacou a inclusão de mais duas mulheres. “Acho que é importantíssimo. Acho que nunca na história houve cinco mulheres. E desconheço uma cidade do mesmo porte com tanta representatividade feminina. Então, é uma Câmara muito boa, com pessoas que representam o povo”, acentuou.
A vitória do prefeito foi uma das mais acirradas da história do município (reportagem nesta edição). Para ele, o fator determinante para o triunfo foi a “persistência, a resiliência e a equipe unida”. “Minha esposa ao meu lado todo o tempo e, principalmente, a gente ter entregado a campanha completamente nas mãos de Deus. Acredito que isso foi determinante”, acrescentou.
Ele também falou sobre o sentimento com o resultado nas urnas: “Gratidão a Deus, gratidão às pessoas que confiaram na gente. Nós derrubamos um gigante. São sete mandatos entre deputado e prefeito na família (Gonzaga), um sobrenome muito forte”.
“Desde o começo, nós éramos colocados como derrotados – a maioria falava isso. As pesquisas apontavam isso também. Então, é um sentimento de muita alegria e gratidão a todos que colaboraram, às pessoas e, principalmente, a Deus”, completou.
O chefe do Executivo também aproveitou para agradecer eleitores e apoiadores: “Queria agradecer às pessoas que confiaram na gente, às que deram mais esse voto de confiança para que a gente continue trabalhando. Agradecer especialmente minha família, meus amigos, as pessoas que me apoiaram, minha mãe, minha esposa, meus filhos, meu irmão, que todo o tempo estiveram conosco”.
“Trabalho não vai faltar. A gente vai agora com mais gana ainda, já que o mandato é nosso, e nós passamos pelo crivo das urnas. Nós vamos colocar Tatuí no lugar que ela sempre mereceu”, concluiu.