Na Câmara de Tatuí, vereadores abordam atendimentos na UPA

Também foram lidos dois projetos de lei do Executivo e um do Legislativo

Vereadores discutem sobre a UPA em Sessão Ordinária (Foto: Câmara Tatuí)
Da reportagem

Na 32ª sessão ordinária, realizada na Câmara Municipal de Tatuí nesta segunda-feira, 9, foram apresentados três novos projetos de lei, sendo dois de autoria do Executivo e um do Legislativo.

De autoria do Executivo, o PL 69/2024 busca criar o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura. Já o PL 72/2024 dispõe sobre a regulamentação da instalação, fiscalização e funcionamento das infraestruturas de suporte e das estações transmissoras de radiocomunicação (ETR, ETR Móvel e ETR de pequeno porte) no município.

O PL 32/2024, de autoria da vereadora Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), pretende instituir em Tatuí a “Semana da Campanha Quebrando o Silêncio”.

A vereadora Cíntia Yamamoto Soares (PP) usou a tribuna para falar a respeito dos atendimentos na UPA. “Não é de hoje que a gente cobra sobre a UPA, mas as filas são longas e todo dia a gente recebe alguma mensagem de alguns casos que as pessoas ficam cinco a seis horas esperando”, disse ela.

O vereador Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD) também comentou sobre a Saúde: “Falando na UPA, o atendimento médico anual em 2020 foi 3.511; em 2021, 96.050; em 2022, 114.334; em 2023, 147.293; e em 2024, até junho, 99.637. Aí, vem falar que a UPA não está trabalhando?”.

“A taxa de crescimento anual é absurda. De 2021 para 2022, foram quase 16%; de 2023, quase 23%; 2024, 35%. A UPA atende as demandas espontâneas do Samu, dos bombeiros e das rodovias”, continuou.

“Existe um censo do atendimento do plantão diurno e eu queria falar que, hoje, 9 de setembro, foram atendidos 331 adultos, 98 crianças, 3 odontológicos, 23 atendentes sociais, 4 leitos ocupados de enfermagem, 4 leitos ocupados de observação, 1 leito ocupado na pediatria e 1 óbito na emergência. Isso em 12 horas diurnas”, relatou.

“Temos quatro clínicos no consultório, dois atendendo pediatria, um na observação e um na emergência”, completou.

Renan Cortez (MDB) subiu à tribuna para parabenizar o tatuador Emerson Pedroso, que foi primeiro lugar na categoria “Comics Animes” em competição em Uberaba, Minas Gerais. Pedro recentemente teve uma exposição de um trabalho feito a caneta no “Programa do Ratinho”, do SBT.

Cortez também falou sobre um investimento na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí: “Quero parabenizar a deputada federal Simone Marquetto (MDB) pelos R$ 100 mil destinados à Fatec do nosso município. Mais uma emenda da deputada que auxiliará na educação técnica dos jovens tatuianos”.

Devido a manifestações de populares, o vereador Antônio Marcos de Abreu (Republicanos), que estava presidindo a mesa, pausou a sessão durante alguns minutos. Segundo o vereador, a paralisação foi necessária, pois, de acordo com o artigo 317 do Regimento Interno, é vedado aos espectadores manifestarem-se sobre o que se passa em plenário.

Após a leitura, as proposituras foram encaminhadas para as comissões permanentes da Câmara. Ainda na ordinária, os vereadores aprovaram mais 58 requerimentos com questionamentos à prefeitura e enviaram oito Indicações ao Executivo. Também foram votadas cinco moções de aplausos e congratulações.

Os requerimentos contêm demandas relacionadas a limpeza, capina, zeladoria, poda de árvores, construção de praça e academia ao ar livre, tapa-buracos, recapeamento, construção de rotatória, troca de lâmpadas e iluminação pública, lombada, lombofaixa e campanha sobre uso consciente da água.

Também foram apresentados requerimentos sobre faixa de pedestres, vagas de estacionamento, instalação de corrimão ou guarda corpo no acesso ao escritório da Frota Municipal, qualidade da água no bairro Colina Verde, dedetização nas ruas da cidade e construção de canaletas.

Conserto do portão da quadra do São Cristóvão, chamada pública para merenda escolar, consertos na ESF “Dr. Simeão Orsi” e na Emef “Accácio Vieira de Camargo”, cronograma de varrição, atendimento na UPA, prevenção de enchentes, substituição de poste também estiveram entre os requerimentos.

Os últimos apresentados foram sobre funcionários da Secretaria de Obras, conserto de calçadas, construção de creche no Vida Nova Tatuí e Pacaembu, departamentos alocados no Lar São Vicente de Paulo e transporte público.