“Que fim levou Carlotinha” tem apresentação no CEU das Artes de Tatuí

"Que fim levou Carlotinha?" tem apresentação no CEU das Artes (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na próxima sexta-feira, 30, às 15h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes de Tatuí) recebe, gratuitamente, a  peça “Que fim levou Carlotinha?”, com o ator Arnaldo D’Ávila, encerrando a circulação do espetáculo. 

Dirigida por Cida Almeida, a peça é uma comédia reflexiva que aborda temas como amor, solidão e Alzheimer.

Neste mesmo dia, também no CEU das Artes e gratuitamente, acontecerão mais duas atividades, sendo: às 9h (inscrições a partir das 8h30) a oficina teatral “Introdução ao Teatro de Máscaras”, ministrada por Cida Almeida; e às 16h a palestra “O Palco Paulistano de 1964 a 2016”, com o crítico e coautor do espetáculo, José Cetra Filho, membro da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). 

Ambas visam ampliar o impacto cultural da circulação da peça, proporcionando aos participantes uma imersão no universo teatral.

“Que fim levou Carlotinha?” é um solo, no qual Arnaldo D’Ávila interpreta três personagens “em uma narrativa absurda e instigante. A trama gira em torno de uma senhora supostamente sequestrada que, em uma situação surreal, aguarda seu sequestrador retornar do mercado para preparar um bolo, enquanto conversa com um gato de porcelana”, comenta a assessoria da Prefeitura de Tatuí. 

“A peça mistura humor e teatro do absurdo, provocando reflexões sobre a vida, o etarismo e as complexidades do ser humano. Cida Almeida explora as nuances clownescas dos personagens, utilizando técnicas de palhaçaria e da menor máscara do mundo: o nariz de palhaço”, continua.

O espetáculo planeja ser uma comédia feita para divertir, mas também para fazer o público pensar. “A apresentação caminha entre o absurdo e a árdua, porém bela, tarefa de se revelar a interpretação do artista fabulador”, comenta a diretora.

“Arnaldo D’Ávila, que também assina o desenho de luz da peça, é um artista multifacetado com uma carreira consolidada no teatro brasileiro. Ele já atuou em produções de destaque, como ‘Lili Carabina’, ‘Luz del Fuego’, ‘Fred & Jack’ e ‘Integridade Garantida’”, declara a assessoria. 

“Que fim levou Carlotinha?” É um projeto antigo de D’Ávila, que tem fomento da Lei Paulo Gustavo, concedido pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A peça, que estreou presencialmente após uma temporada on-line durante a pandemia da Covid-19, circulou por 12 cidades do interior paulista, incluindo Iguape, Peruíbe, Piracicaba e Indaiatuba. 

As atividades têm classificação indicativa de 14 anos e tradução em Libras. Já as inscrições para a oficina teatral serão realizadas por ordem de chegada. Para prestigiar a peça, basta comparecer ao CEU das Artes, que está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena.