Da redação
Nesta quinta-feira, 23, no paço municipal, aconteceu a oitava Sala de Situação da Dengue em Tatuí, organizada pela prefeitura, por meio do Setor de Combate à Dengue, da Secretaria da Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças do Grupo de Vigilância Epidemiológica, do estado de São Paulo.
O intuito desta “Sala” foi ampliar o fluxo de informações e planejar novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Com isso, diante do fato de que o município registrou menos casos de dengue, somando 13 casos (nove autóctones e dois importados) entre os dias 18 de julho e 21 de agosto, o grupo de trabalho propôs intensificar ainda mais a eliminação de criadouros do mosquito, como forma de prevenção para o período epidêmico da doença, que começará no mês de outubro.
No encontro, foram apresentados outros dados referentes a dengue neste mesmo período: 23.215 visitas a imóveis; 4.318 controles de criadouros; 2.072 nebulizações portáteis; uma demanda; e resultado da Análise de Densidade Larvária (ADL) do mês de julho, concluída com índice 0,49, considerado satisfatório pela Secretaria de Estado da Saúde.
Além disso, o Setor de Combate à Dengue fez parte da operação “Bairro Limpo, Cidade Linda!”, no dia 20 de julho, na região do bairro Valinho; apresentando o trabalho realizado entre outubro de 2023 até junho de 2024 na reunião do Conselho Municipal de Saúde, que aconteceu dia 29 de julho.
O setor também participou, no dia 31 de julho, de uma mobilização para retirada de materiais recicláveis de um imóvel situado no Jardim Novo Horizonte; concluiu as vistorias do terceiro trimestre em imóveis especiais (escolas, clubes e outros locais).
Por fim, esteve presente, com os agentes de controle de endemias (ACE) e com os agentes comunitários de saúde (ACS), do “Treinamento das Ações de Epidemiologia e Controle de Doenças”, realizado pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) no dia 3, na Câmara Municipal.
A prefeitura pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).
O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria, ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou, ainda, pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.
Além das denúncias, a prefeitura ressalta que “é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente”.