Da redação
Neste sábado, 10, às 11h, a Praça da Matriz é palco de celebração especial em homenagem ao 198º aniversário de Tatuí. A apresentação do Projeto Música na Praça – ação cultural da prefeitura – é com a Camerata da Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob regência do maestro Eduardo Augusto e gerida pela Associação Semear de Tatuí.
Para o concerto comemorativo, a orquestra preparou um repertório especial, que inclui: “Serenata de Mozart”, Wolfgang Amadeus Mozart; “Mourão”, César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira; “Let It Be”, Paul McCartney, com arranjos de Neves; “Stand by Me”, Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, com arranjos de Daniel Lazala; “Yellow”, Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion e Chris Martin, com arranjos de Vitamin String Quartet; “Photograph”, Ed Sheeran e Johnny McDaid, com arranjos de Wilson Dobbins; “Oceano”, Djavan, com arranjos de Everson Zattoni; “Mal Acostumado”, Meg Evans e Ray Araújo, com arranjos de Everson Zattoni; “Eu Sei que Vou Te Amar”, Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, com arranjos de Marcelo Schimenes de Oliveira; “Céu de Santo Amaro”, Flávio Venturini, com arranjos de Luiz Bandolim; “Hallelujah”, Leonard Cohen, com arranjos de Daniel Lazala; “Hino de Tatuí”, Maria Ruth Luz (música) e Paulo Cerqueira Luz (letra), com arranjos de Luiz Bandolim; e “Happy”, Pharrell Williams, com arranjos de Luiz Bandolim.
A camerata é composta por: primeiros violinos – Rogers Bertinotti (spalla), José Carlos Netto, Rafaela Pires e Rodrigo Mozart; segundos violinos – Juan Marino (chefe de naipe), Fernando Henrique e José Roque Cortese; violas – William Cunha (chefe de naipe) e Janaína Almeida; violoncelos – Tiago Almeida (chefe de naipe) e Deni Feijó; baixo elétrico – Sérgio Frigério; piano – Oscar Aldama; percussão – Robson Moraes; cantor – Angelo Varella; maestro – Eduardo Augusto; arquivista – Carlos Franco; e produtor – Júlio César de Oliveira.
A Orquestra Sinfônica de Tatuí estreou ao público em dezembro de 2021 e, desde então, tem sido destaque em diversos eventos. Foi protagonista na abertura da Feira do Doce e integrou a programação do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, em 2022, que contou com a presença do renomado maestro João Carlos Martins.
Também participou da abertura do “Natal Musical” de Tatuí, em 2022, com o coral Espaço Feliz, do Lar Donato Flores.
Além disso, no mesmo ano (2022), já se apresentou no especial de Dia das Mães do Projeto Música na Praça e no Casamento Comunitário, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat). Em 2024, a Orquestra fez a abertura da décima Feira do Doce, com participação especial da cantora Zizi Possi.
“A Associação Semear de Tatuí, por meio do projeto Orquestra Sinfônica de Tatuí, vem cumprindo seu objetivo de natureza socioeducativa, cultural e de desenvolvimento social, além, é claro, de focar no maior bem cultural da cidade: a música”, conforme anunciado pela assessoria de comunicação do Executivo.
O projeto também conta com apoio da prefeitura, por meio do termo de fomento 22/2023, contemplado no chamamento público 006/2023.
A Associação Semear Tatuí é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o desenvolvimento cultural e musical da cidade.
Desde a fundação, em 2011, a associação tem se dedicado ao incentivo e ao fomento do ensino de música, a formação de novos talentos e a difusão da música.
Além da orquestra sinfônica, a associação projeta oferecer aulas de instrumentos musicais e atividades didáticas em instituições de ensino locais, com o objetivo de proporcionar o acesso à música para crianças e jovens, despertando o interesse pela arte e pela cultura.