Da redação
Escolas, academias, grupos e bailarinos independentes, que tenham acima de dez anos de idade, interessados em participar do “II Coreografando 1, 2, 3 – Solos, Duos e Trios”, de Ana Cristina Silva Machado, têm até quinta-feira, 15, para se inscreverem no link https://bit.ly/3LRNEax. O regulamento pode ser acessado em https://bit.ly/4ddcoX0.
A mostra de dança, de caráter não competitivo, tem o objetivo de incentivar o trabalho do coreógrafo; instigar à pesquisa e criação de trabalhos originais, utilizando espaços convencionais e não convencionais para composição cênica, em formato individual, duos ou trios; reunir bailarinos e coreógrafos para troca de experiências; e formar plateia para eventos artísticos e culturais na cidade.
“Além disso, é uma mostra educativa, pois, junto dos coreógrafos, estão os bailarinos que passam pelo processo de criação e aprendizagem (enredo, pesquisa de movimento, estética, trilha sonora, técnica etc.)”, conforme indicado pela produção.
Os participantes, além de se apresentarem ao público, terão aulas gratuitas de balé clássico e jazz com a bailarina Laura Mayer. “Ela trará sua intensa vivência de sala de aula e de palco”, ressalta a produção.
A professora e bailarina estará no Balleteatro Fred Astaire (rua Fernando Costa, 74, centro), das 9h às 10h30 do dia 24, um sábado, com aula de balé clássico; e das 11h às 12h30, com o jazz.
Nesse mesmo dia, às 19h, haverá a “Mostra de Dança”, com a apresentação dos trabalhos coreográficos ao público, no Centro Cultural, situado na praça Martinho Guedes, 12, centro.
O “II Coreografando 1, 2, 3 – Solos, Duos e Trios” faz parte das comemorações do 198º aniversário de Tatuí e foi contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”.
Laura Mayer
Laura tem como formação acadêmica o balé clássico, pelos métodos “Royal Academy of Dancing” e “Vaganova”, sapateado americano e o método pilates. Há 28 anos atua como profissional da dança e professora.
Foi proprietária da escola de dança Laura Mayer Ballet durante oito anos, período em que produziu e coreografou sete espetáculos e ministrou aulas de ballet clássico, jazz, sapateado e ballet contemporâneo.
Aos 19 anos, ingressou em sua primeira companhia profissional, a Raça Cia. de Dança de São Paulo, sob direção de Roseli Rodrigues. Em seguida, integrou o elenco da “Bio Ritmo Cia. de Dança”, sob o comando de Fernanda Chamma.
Durante dez anos, foi bailarina da Studio 3 Cia. de Dança, sob direção de Anselmo Zolla, Ivonice Satie e José Posso Neto. Nesse período, apresentou-se nos principais teatros dos cenários nacional e internacional e em cidades como Paris (Theatre des Champs Elysées, França), Regensburg (Alemanha), Milão (Itália), Lisboa e Porto (Portugal), Osaka, Fukuoka, Nagasaki e Xingu (Japão) e Buenos Aires (Argentina).
Também integrou o elenco e sendo solista da companhia, dividindo a cena com grandes nomes da dança, como Ana Botafogo e Marilena Ansaldi. Foi professora no Studio Anacã, em São Paulo, e assistente de Helo Gouveia.
Atualmente, é coordenadora e professora de dança da escola Encantar, Música e Movimento, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, onde leciona ballet clássico, jazz e pilates e, também, faz a produção executiva dos espetáculos.