Da redação
A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” sedia nestes dias 15 e 16, quinta-feira e sexta-feira, apresenta o novo livro da professora Raquel Prestes. A obra “Que Frio” será lançada junto a “contações de história” em Tatuí, com entrada gratuita, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
O livro, publicado pela editora Aláfia, promete uma “reflexão”. “O frio pode ser quente? Nesta história podemos entender a importância da amizade e da ajuda mútua. Este livro trata da generosidade, uma qualidade sempre bem-vinda em todos os momentos da vida”, pontua a autora.
A história começa em um dia frio, em que animais variados procuram a aranha para que ela lhes teça roupas para enfrentar o inverno.
“A simpática tecedeira não titubeia, nem reclama, e tece para cada bicho uma condizente com a sua necessidade: uma calça para o gato, uma blusa para o cachorro, um gorro para o passarinho, e assim por diante”, conta Raquel.
Como gratidão, os animais compõem uma cantiga para a benfeitora. “Afinal, nem tudo na vida se paga com dinheiro – afeto e a solidariedade é que deveriam ser nossa moeda de troca”, defende a escritora na obra.
Resumindo a história, Raquel acrescenta: “Certa manhã, o dia amanheceu congelante. Os animais sentiram a baixa temperatura, então o gato resolveu reclamar cantando para dona Aranha, e ela responde que o motivo deste dia ser tão frio é o solstício de inverno, o dia que a terra gira mais distante do sol”.
“Aranha começa a cantar e confecciona uma peça de roupa para o gato, assim outros animais procuram a aranha para ganhar uma peça de roupa para se aquecer neste dia tão frio. Com muita amizade e frases cantadas, esta história tem muito a nos ensinar”, segue a autora.
A autora
Raquel Prestes começou a carreira como escritora em 2006, pela obra “O Menino Passou por Aqui”, premiada pelo Proac, da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo. Desde então, vem publicando livros para o público infantil.
Entre esses títulos, encontram-se: “Vamos Jogar?”, “Ovelha Raquel”, “História para um Boi Dormir”, “Lagarta quer Casa”, “O Senhor Compratudo”, “As Mães Nunca São Iguais”, “O livro dos Nomes”, “Não Alimente o Monstro” e “Tatu Cantarola”, premiado pelo edital “Museu Paulo Setúbal – Publicação de Livro” 2023.
Raquel é trabalha na rede municipal de educação desde 1996, no cargo de coordenadora pedagógica de educação infantil. Atualmente, apresenta-se para estudantes como “influenciadora literária”, com encontros presencias, “valorizando o incentivo e o fomento ao hábito da leitura através da contação de histórias”.
Suas apresentações acontecem nas unidades de escola do ensino fundamental, creches, Museu “Paulo Setúbal”, Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.
A autora ainda tem trabalho voluntario na Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí), com grupo de indivíduos cegos e com baixa visão, onde conta histórias.
Para a divulgação de seu trabalho nas redes sociais, Raquel tem um canal de histórias no Youtube, o “Tatu de Histórias”, com vídeos contando as narrativas de seus livros, indicado para o público infantil e adolescentes.