Raul Vallerine
Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz!
Os efeitos do estresse e outros sentimentos negativos são mais do que conhecidos, mas e o outro lado?
Pouco se fala sobre como o pensamento positivo pode ajudar não só a lidar com situações adversas, mas também proteger contra doenças, possibilitando uma vida mais leve e feliz.
O pensamento positivo é a consequência de manter uma atitude focada em bons resultados, em vez de estar sempre esperando o pior.
E, apesar de essa atitude sozinha não ser garantia de sucesso, é ela que vai ajudar você a criar a confiança e a motivação para correr atrás de seus sonhos e objetivos. Os pensamentos influenciam as suas ações e as suas ações influenciam toda a sua vida.
Se você tende a ver o lado positivo, aquele erro que você cometeu vai ser mais uma oportunidade de aprender algo novo e aquele desentendimento com as pessoas vão ser uma chance de melhorar a comunicação.
No final das contas, ter uma boa vida é saber gerenciar suas emoções e o pensamento positivo te ajuda justamente nisso.
Quando confrontado com uma situação difícil, pensar positivamente vai ajudar você a encontrar os resultados mais produtivos e benéficos, em vez de focar no que é desagradável.
É verdade que os cientistas ainda não sabem dizer exatamente como funciona o mecanismo por trás da relação entre positividade e benefícios à saúde, mas diversos estudos mostram a correlação entre os dois fatores.
Entre os principais benefícios do pensamento positivo conhecidos hoje estão: Aumento da expectativa de vida; bem-estar-estar físico e psicológico; Redução dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares; Melhor capacidade de lidar com situações desafiadoras.
E, como em um ciclo virtuoso, o efeito dessa atitude é um estilo de vida mais saudável, que por sua vez contribui para reduzir os riscos de doenças crônicas e transtornos psicológicos.
O primeiro passo para fazer essa mudança de mentalidade é observar os seus pensamentos e reconhecer o que precisa mudar.
Saber controlar os seus pensamentos é, inclusive, a base de uma série de técnicas de meditação aplicadas há muitos séculos com o objetivo de melhorar o autoconhecimento e a qualidade de vida.
Criar os piores cenários na cabeça, se culpar por acontecimentos ruins, deixar um pequeno problema dominar a sua vida ou até insistir em fazer tudo perfeito são comportamentos que adotamos quando deixamos a mente divagar.
Muitas vezes, diversas dessas situações podem ser transformadas com a mudança de um mindset negativo para uma visão positiva das coisas e das pessoas.
Quando você consegue transformar os pensamentos negativos em positivos, a sua visão de mundo é outra. E, apesar de esse movimento demandar muita prática, ele é simples.
Preserve o bom humor. Às vezes, rir faz toda a diferença, seja em um momento de estresse ou até naquela fila em que você está aguardando há duas horas. Invista em um estilo de vida saudável. A atividade física e a alimentação balanceada são ótimas formas de manter a saúde física e mental em dia.
Pratique o pensamento positivo. Você falaria “você não faz nada certo!” ou “você não passa de um preguiçoso!” para uma pessoa que você ama muito? Muitas vezes somos nossos maiores críticos, então é sempre importante lembrar de ser gentil consigo mesmo e pensar positivamente. Uma questão de prática
Aprender a gerenciar suas emoções e desenvolver a habilidade de pensar de forma positiva é fundamental para uma vida mais saudável e feliz e isso é algo que qualquer pessoa consegue fazer.
Todo esse processo vai demandar tempo e prática, mas, como vimos ao longo do artigo, os resultados positivos mostram que o esforço vale a pena.