Registros de dengue em Tatuí diminuem neste mês de junho

Época do ano contribui para queda dos registros (Foto: Freepik)
Da redação

Os casos de dengue em Tatuí tiveram diminuição de 46% entre maio e junho. São 178 registros a menos de um mês para o outro. Em maio, o município tinha alcançado o maior número do ano, com 333 confirmações, contra as 155 do mês seguinte.

A queda é comum no inverno, por conta de diversos fatores favoráveis, como os ambientais, com a falta de chuva e o tempo seco. Além disso, considera-se o reflexo das ações realizadas de forma mais intensa na primavera e no verão.

Para os números de casos continuarem em queda, o alerta da Vigilância Epidemiológica é sobre o trabalho de prevenção. Por isso, existe uma ação permanente dos agentes do setor, visando à conscientização da população.

Por exemplo, todos os dias, durante os períodos da manhã e da tarde, eles visitam casas em bairros que tiveram casos confirmados. O objetivo da iniciativa é procurar focos e conversar com os moradores.

Cuidados

A prefeitura pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes. O descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos ecopontos (lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal, no link www.tatui.sp.gov.br/ouvidoria, ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde: (15) 3305-8855.