Da reportagem
O tatuiano Christian Pereira de Camargo, historiador, jornalista e assessor parlamentar, acaba de tomar posse como governador do Distrito LC-2 do Lions Clube.
A cerimônia que formalizou o novo cargo aconteceu durante a 106ª Convenção de Lions Internacional, em Melbourne, na Austrália, dia 25 de junho, onde ele esteve presente com a esposa, Beatriz Soares Amaro.
O tatuiano atuará na função durante o “ano leonístico” 2024-2025. No mesmo evento, tomou posse Fabrício Oliveira, como presidente internacional de Lions Clubes.
Camargo havia sido eleito por aclamação na 63ª Convenção Distrital do clube de serviços, promovida entre os dias 12 e 14 de abril, na cidade de Águas de Lindoia (SP). A posse dá sequência à programação que inclui o início da nova administração do clube de serviços, neste dia 1º de julho.
Realizado de 21 a 25 de junho, o evento em Melbourne reuniu mais de 10 mil associados do Lions Clube, de cem países, empossando 700 governadores. A convenção durou cinco dias, envolvendo plenárias, seminários, fóruns, debates e oficinas.
Durante os cindo dias, os trabalhos tiveram início pela manhã, quando aconteciam as plenárias gerais. À tarde, os governadores participavam de seminários e fóruns, realizados em diversas salas.
“Os governadores escolhiam quais atividades realizariam com base no plano de trabalho. Como meu plano está voltado para um segmento que chama ‘Novas Vozes’, busquei temáticas que me deram mais subsídios”, conta o tatuiano.
No Centro de Convenções e Exibições de Melbourne, Camargo participou de seminários envolvendo astronauta e a neta do explorador, conservacionista, cineasta e fotógrafo francês Jacques-Yves Cousteau.
Celine Cousteau é a primeira mulher a comandar uma série documental de expedições, que busca aprofundar o conhecimento humano.
É nessa linha de trabalho que o Distrito LC-2 estará centrado. O governador empossado conta que buscou trocar experiências que pudessem ajudá-lo a viabilizar o “Novas Vozes”. Trata-se de um segmento que começou há quatro anos, voltado a dar espaço às mulheres.
“Acontece que, de uns anos para cá, a participação feminina cresceu, e caminha bem. Por isso que, na minha gestão, vou ampliá-lo para as áreas da inclusão e da diversidade”, antecipa.
A ideia é promover projetos e fóruns que possibilitem a participação e estimulem novas iniciativas dos públicos envolvidos com a consciência negra e a juventude feminina, além dos portadores de doenças crônicas.
“Tudo pode ser uma nova voz, até mesmo o público LGBTQIAPN+. Será uma experiência muito inovadora, porque vai tratar da inclusão”, destaca.
O programa do novo gestor será desenvolvido em quatro reuniões do Gabinete de Distrito. A primeira acontecerá no encontro de instalação, a ser realizado ainda em julho. As outras três estão previstas para o decorrer do ano leonístico, sendo que a última acontece na convenção distrital.
“Novas vozes estarão presentes, de forma demonstrativa, em cada um dos encontros”, cita Camargo. O primeiro, que acontece no próximo dia 27, será marcado pela exposição “Barbie Negra – O Poder da Representatividade”, da também jornalista tatuiana Rafaele Breves.
Em Melbourne, o Lions Internacional também deu posse a seu presidente, Fabrício Oliveira, de Catolé do Rocha, na Paraíba. O brasileiro é o terceiro a assumir o cargo nos 107 anos da organização. Christian Pereira de Camargo, que deve ser auxiliado pelo brasileiro, tem a expectativa de realizar diversos projetos. “Estamos em um ano em que o Brasil vai estar muito em evidência, porque a eleição de um brasileiro era aguardada havia muito tempo”, diz.
“Leão de longa data”, Oliveira pretende, assim como o tatuiano, deixar a marca dele no mundo. Os dois permanecem nas funções até julho do ano que vem, quando acontece a posse dos governadores e do presidente internacional, na Cidade do México.
Até lá, Camargo tem planos de expandir as experiências de Tatuí para as cidades do distrito. “Tatuí ocupa uma posição de muito respeito, e o distrito a entende. Isso facilita um pouco o entendimento das prioridades, porque, aqui, as coisas acontecem independentemente de eu estar ou não presente”, conta ele, ao responder sobre os desafios de se priorizar – por meio de repasses – projetos de um ou outro clube.
Durante os 365 dias de gestão, o tatuiano antecipou que pretende visitar todos os clubes do distrito, acompanhando atividades estratégicas para a execução de todo o plano de trabalho. Os projetos serão divulgados ao clube de serviços na reunião de posse do novo gabinete.
O tatuiano assume a governadoria depois de ter sido presidente em Tatuí. Ele esteve no comando do clube local durante a pandemia de Covid-19. Foi nesse período que o Lions ganhou destaque.
“Nós tivemos um desempenho acima do normal. Durante minha gestão, Tatuí teve o maior número de associados, chegando a 121. Atualmente, são 108”, acentua.
“Estamos entre os cinco maiores do país em número de companheiros. Isso, e o fato de termos atendido mais de 75 mil pessoas, nos deu uma projeção grande, e o convite veio como resultado do trabalho”, conta.
Na vida pública há mais de 20 anos, o jornalista comenta: “A partir do momento em que assumi essa responsabilidade, minha vida foi programada em outro sentido. Os passos que eu dei foram pensando nesse momento”.
Além disso, as carreiras como historiador, jornalista e diplomata interno também contribuíram. “Posso dizer que a vida me preparou para este desafio”, avalia.
“Minha trajetória acaba facilitando o trabalho, porque, na minha vida, ajudei muitas pessoas e, atualmente, consigo viabilizar importantes parcerias, desde o setor público até a parte privada. Isso me ajudou na formação enquanto voluntário”, conclui.
Na posse, o tatuiano esteve acompanhado da presidente do Lions Clube de Tatuí, Marisa Bueno de Campos Almeida, e dos companheiros Beatriz Soares Amaro, Aparecida Maria Millen de Miranda e Jacqueline Millen de Miranda, associada honorária do Lions Clube local, que tomou posse como governadora do Distrito LC-8, abrangendo a região de Bauru.