Da reportagem
Na tarde de sexta-feira, 21, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou o Centro Municipal de Fisioterapia “Eduardo Marques” em Tatuí. O ato solene contou com a presença de vereadores, autoridades e secretariado municipal, além de funcionários e familiares do homenageado que dá nome ao complexo de reabilitação.
O secretário da saúde, Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior, disse que os pacientes do antigo centro “se assustarão quando passarem a frequentar o novo local, em razão da estrutura, serviços e novos equipamentos. “Só agradeço a Deus por poder fazer parte desta conquista”, afirmou.
A responsável clínica pelo espaço, Silvia Mateus Saporito, disse que esse dia seria marcado pela “tão esperada inauguração do novo centro”. E explicou que o projeto foi possível a partir de repasse de devolução de verbas do Ministério Público aos cofres públicos. Ela ainda elogiou a estrutura do local, afirmando ter sido construído inspirado em grandes centros de reabilitação.
O novo centro é composto por um amplo espaço de fisioterapia, com equipamentos novos, além de sala de atendimento de cinesioterapia. Sílvia informou que, no local, os atendimentos serão feitos de maneira “humanizada”.
E acrescentou que contará com profissionais de outras áreas da Saúde, entre os quais, terapeutas ocupacionais, médicos ortopedistas e, futuramente, psicólogos. A infraestrutura do espaço foi projetada para o atendimento de 3.000 pessoas por mês, com 11 fisioterapeutas no quadro de funcionários.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior disse que os equipamentos de saúde de Tatuí são referência de atendimento. Dessa forma, segundo ele, moradores de cidades da região vêm para Tatuí para serem atendidos aqui.
Ele citou a Santa Casa como exemplo. De acordo com o prefeito, em média, a maternidade realiza três partos diários de gestantes da cidade. No entanto, esse registro sobe para 12 e até 18 procedimentos, em razão do atendimento a pacientes de outras localidades.
“Muitas vezes, a grama do vizinho é mais verde e (as pessoas de Tatuí) esquecem de valorizar e agradecer pelo nível profissional que nós temos aqui”, ressaltou.
Cardoso Júnior adiantou que, na próxima semana, será inaugurado mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps I-J), o qual será responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais ou pelo uso abusivo de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e que necessitam de cuidado intensivo, oferecendo tratamento substitutivo à internação.
Com a inauguração, Tatuí passará a contar com três unidades do Caps. Ainda acrescentou que será entregue, no dia 1º de julho, a unidade básica de saúde (UBS) do bairro vila Angélica. Lá, os atendimentos terão o horário estendido até a meia-noite.
Cardoso Júnior falou sobre a UBS 24 horas do Santa Rita. De acordo com ele, no primeiro dia de serviços na unidade, no período entre 7h e 19h, foram atendidos 108 pacientes; e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 87.
“Olha a dimensão desse equipamento. Muitas pessoas que foram atendidas lá não teriam condições de virem até a UPA. Por isso que nossas decisões são muito sérias. Precisamos caminhar sendo assertivos, para minimizarmos o sofrimento das pessoas”, concluiu.