Semana do Meio Ambiente em Tatuí destaca “Blitz de Coleta de Lixo”

Entre visitas, plantios e palestras, evento marca encerramento em praça

“Blitz de Coleta do Lixo Eletrônico” soma mais de 2,6 m³ de resíduos (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Mais de 2,6 m³ de lixo eletrônico coletado, diversas palestras educativas, mais de 140 mudas de 20 espécies florestais nativas plantadas e visitas monitoradas.

Este é um resumo das atividades realizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente em Tatuí, que aconteceu entre os dias 3 e 8.

Instituída pela lei municipal 3.754, de 16 de novembro de 2005, a semana é comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O evento teve a parceria da Secretaria da Educação, das empresas Ford Motor Company Brasil, Síntese Consultoria Ambiental e BRZ Empreendimentos, da Etec “Sales Gomes” e das escolas estaduais “Barão de Suruí” e “Prof. Fernando Guedes de Moraes”.

As atividades começaram na manhã do dia 3, segunda-feira, com “visita educativa” nas instalações da Ford para 40 alunos dos terceiros anos da Emef “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”.

Eles conheceram o trabalho da empresa, participaram de palestra sobre cuidados com o meio ambiente e alimentação saudável, lancharam e visitaram o espaço de educação ambiental da Ford.

Esse lugar é descrito como “um local lúdico e ao ar livre, com jardins e jogos desenvolvidos com materiais recicláveis, proporcionando uma experiência cheia de descobertas e aprendizados por meio de brincadeiras”.

Outra atividade de educação ambiental aconteceu no dia 5, quarta-feira, na EE PEI “Barão de Suruí”, com a engenheira ambiental Daiane Aparecida dos Santos Bueno Machado, da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura.

Ela ministrou a palestra “Mudanças Climáticas – Ações Locais para Mudanças Globais”, com ênfase em arborização no ambiente urbano, para os alunos do 3º ano do ensino médio.

Posteriormente, na praça Paulo Setúbal, em frente à escola, todos realizaram um plantio educativo de duas mudas florestais da espécie arbórea de nome popular “sibipiruna”, que, além de embelezar a praça, foram acolhidas como um símbolo do encerramento de um ciclo na vida dos alunos, que concluirão o ensino médio neste ano”.

No dia seguinte, 6, quinta-feira, a equipe de educação ambiental da prefeitura conduziu, para os funcionários da BRZ Empreendimentos, a palestra “Cuidados com o Meio Ambiente na Construção Civil e para a Vida”, no canteiro de obras do Portal Jardins de Turim e Portal Vila de Palermo.

A sexta-feira, 7, teve duas atividades no período da tarde. Na primeira, na Etec “Sales Gomes”, a empresa de consultoria Síntese Ambiental e a equipe de educação ambiental da prefeitura promoveram o simpósio “Gestão de Áreas de Preservação Permanente APPs e Florestas Urbanas, Aplicações de Tecnologia de Geoprocessamento”, para alunos do curso técnico em meio ambiente e demais convidados.

O engenheiro ambiental Luís Fernando de Oliveira, proprietário da empresa de consultoria, professor e mestre em planejamento e uso dos recursos renováveis, discorreu sobre a importância das “florestas urbanas”, especialmente ao longo dos recursos hídricos, e sobre o manejo adequado da vegetação nativa nestas áreas protegidas, incluindo o controle da proliferação de espécies exóticas invasoras, como a conhecida leucena.

De acordo com ele, o manejo e a erradicação da leucena são “difíceis e desafiadores devido às suas características, pois é uma espécie considerada invasora, de rápido desenvolvimento e proliferação, que promove a homogeneização da flora devido à alta capacidade competitiva e da liberação de aleloquímicos no ambiente”.

Contudo, ainda segundo o especialista, seu controle é de fundamental importância para o desenvolvimento da vegetação nativa. Os alunos também conheceram ferramentas tecnológicas de geoprocessamento, como drones, que contribuem para a eficiência e a precisão das operações florestais.

O “Megaplantio de Mudas”, às margens do ribeirão do Manduca, entre os bairros Jardim Wanderley e Jardim Lucila, foi a segunda ação do dia 7, com a participação de cerca de 80 alunos do 1º ano do ensino médio da E.E. PEI “Prof. Fernando Guedes de Moraes”.

Foram plantadas mais de 140 mudas de 20 espécies florestais nativas, como ipês rosa, branco, roxo e amarelo, oiti, sibipiruna, aldrago, cambuci, pau-ferro e pau-brasil (espécie em risco de extinção e considerada símbolo do país), sendo grande parte delas em um dos trechos do ribeirão do Manduca, que passou por melhorias e revitalização por meio do Programa “Rios Vivos”.

Também foi feito um plantio para enriquecimento da arborização existente na praça Mário Cóscia, nas proximidades do lago.

“Todas as espécies foram criteriosamente selecionadas para proporcionar o embelezamento da área, para contribuir com a melhoria da qualidade ambiental na região e para auxiliar na estabilização das margens do ribeirão do Manduca, além de outros inúmeros benefícios que a vegetação urbana tem o potencial de proporcionar ao meio ambiente”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente foi no dia 8, sábado, na praça Ayrton Senna, na vila Dr. Laurindo, com a “Blitz de Coleta do Lixo Eletrônico”, promovida pela prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí e a empresa Recitek, responsável pela destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos.

No evento, a população descartou mais de 2,6 m³ de lixo eletrônico, pilhas e baterias; recebeu mudas nativas; participou de atividades de educação ambiental; e, ainda, “curtiu boa música, pipoca e algodão-doce de forma gratuita”. A empresa “Mais que Óleo” também esteve presente, conscientizando sobre o descarte correto de óleo.

O secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Danilo Floriano, que participou do evento realizado no sábado, afirmou que “a Semana Municipal de Meio Ambiente e ações educativas junto à população têm a finalidade de promover a reflexão e a construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que propiciem transformações em direção à melhoria da qualidade da vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o meio ambiente”.

“A ‘Blitz do Lixo Eletrônico’ foi uma importante oportunidade de contato direto com o munícipe. Pudemos dialogar, trocar informações e promover a conscientização”, concluiu o secretário.