Prefeitura anuncia dois novos secretários





Amanda Mageste

Marcos Camargo deixou cargo para candidatar-se a deputado federal

 

Duas secretarias municipais tiveram novos titulares anunciados pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, nesta semana. A Secretaria Municipal da Administração passa ser comandada por Vanessa Carvalho Hessel e a de Governo, Segurança Pública e Transportes, por Odailson Toth.

Toth, de 51 anos, trabalhava na ouvidoria municipal e é formado em direito e jornalismo. Vanessa, 28 anos, atuava na tesouraria da Prefeitura.

Os dois antigos secretários deixaram os cargos por motivos políticos. Marcos Rogério de Campos Camargo pediu exoneração da Secretaria de Administração para iniciar pré-candidatura a deputado federal.

Já o vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, ex-secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, desligou-se do cargo para auxiliar nas candidaturas a governador, de Alexandre Padilha (PT), e à presidência, por Dilma Rousseff (PT).

O ex-secretário de Governo afirmou que deixou apenas a secretaria, mas continuará atuando como vice-prefeito. Acentuou que seguirá “ajudando a Prefeitura em ações com a sociedade e na interlocução com o governo federal”.

“Na verdade, estamos entrando em um período pré-eleitoral, e o prefeito Manu pediu para ajudá-lo a cuidar dos compromissos que temos de campanha”, explicou Vicentão.

O vice-prefeito disse que é importante auxiliar em campanhas eleitorais para continuar recebendo investimentos do governo, principalmente, federal.

Ele afirmou que “o município recebeu muitas emendas e investimentos importantes, e é necessário contribuir com o apoio, para conseguir mais coisas”.

Vicentão argumentou que, para atuar no período eleitoral, é necessário ter equipe montada e estrutura de campanha, para participação efetiva. Por isso, ele desligou-se, para auxiliar também na preparação.

“Eu vou ter uma participação, provavelmente, na microrregião, uma participação importante na coordenação regional. Mas, isso não impede que continue aqui com meu mandato de vice-prefeito”, explicou.

O desligamento da secretaria ainda não é definitivo, de acordo com Vicentão. Após as eleições, provavelmente no ano que vem, ele avaliará com o prefeito se voltará a ocupar o cargo.

“Por enquanto, é só nesse período, para poder cuidar da campanha e ter mais tempo para correr atrás e fazer articulações políticas, não só na cidade, mas na microrregião”, afirmou.

A intenção inicial do vice-prefeito era candidatar-se a deputado, mas, após avaliação e conversas com companheiros de partido e com o prefeito, ele decidiu adiar a candidatura.

Vicentão observou que “o momento é importante para apoiar e retribuir aqueles que ajudaram a cidade de Tatuí, que são políticos importantes no cenário da nossa região, do nosso Estado e do nosso país”. Afirmou, ainda, que o projeto de se candidatar ainda existe, mas que o deixará para o futuro.

O vice-prefeito já se candidatou em 2006, mas não conseguiu se eleger. Ele disse que teria chance de ser eleito se a cidade lançasse somente um candidato. “Se fosse nesse sentido, eu seria candidato. Se meu nome fosse escolhido para uma candidatura única, eu toparia.”

“Como nós temos 80 mil eleitores, você sendo candidato único, há condições de se eleger, buscando votos necessários na região; agora, se sai uma disputa dividida, acho muito difícil. Seja oposição ou situação, todos saem perdendo”, analisou.

Sobre o apoio ao governo nas eleições, ele concluiu ser necessário ajudar, “porque Tatuí recebeu muito investimento e conquistas”.

“Tenho agradecido muito ao prefeito, por ele ter me proporcionado participar de ações e por eu ter sido o principal interlocutor dele no governo federal. Estou feliz, e acho que tem muita coisa boa para acontecer ainda”, ressaltou.

Sobre Toth ser o novo secretário de Governo, Vicentão disse ter ficado feliz, pois ele que o indicou, “por ser uma pessoa preparada e ter experiência”.

O vice-prefeito afirmou que deixou a secretaria com muitos projetos encaminhados e que promoveu muitas melhorias enquanto esteve à frente dela como gestor.

“Acho que a entrada do Odaílson (Toth) não muda nada, pelo contrário: o Manu vai ganhar em experiência técnica, porque ele, em minha opinião, é uma pessoa muito mais capacitada do que eu, do ponto de vista técnico. Tem conhecimento profundo de administração pública, acho que vai melhorar mais ainda”, finalizou Menezes.

Marcos Camargo

Camargo deixou o cargo para candidatar-se a deputado federal, pelo partido PRB (Partido Republicano Brasileiro). “Sempre estive nos bastidores da política, e, agora, eu vou colocar minha cara para bater”, comentou.

De acordo com o ex-secretário da Administração, será um “desafio muito grande” candidatar-se às eleições deste ano, mas ele diz estar com grandes expectativas.

Camargo contou que participou de diversas reuniões no PRB, em São Paulo, nas quais apurou que, com 40 mil votos, seria possível eleger um candidato a deputado federal.

Ele acredita que a cidade precisa de um deputado, no Congresso, para priorizar o envio de verbas e emendas ao município.

O pré-candidato afirmou que já se desligou totalmente da Prefeitura e que está montando um escritório político para iniciar a campanha.

“Tenho certeza de que minha pré-candidatura já decolou, estou muito feliz, pois sinto uma boa receptividade da população”, afirmou Camargo.

Ele garante que, deixando o cargo, não está prejudicando a Prefeitura, pois deixou “um caminho trilhado para Vanessa”.

De acordo com Camargo, a nova secretária da Administração “possui muita competência e excelente conhecimento técnico”. “Ela terá muito pulso firme para administrar a secretaria”, acrescentou.

“A Secretaria da Administração, na verdade, é um elo entre todas as secretarias e o gabinete do prefeito. Então, tudo que os secretários precisarem, eles se dirigem até o gestor da Administração”, detalhou Camargo.

Conforme ele, se a próxima secretária seguir a mesma linha que ele, “dando atenção e suporte às outras secretarias, priorizando esse trabalho, ela certamente terá sucesso na pasta”.

Camargo disse que a escolha de Vanessa para o cargo foi “muito natural” e que a ideia foi consenso entre ele, o prefeito Manu e membros da Secretaria da Administração.

Segundo Camargo, trabalhar nesse setor “foi muito gratificante”. “Saio com a sensação de dever cumprido e com a certeza de ter feito a escolha certa, de me desligar para concorrer a deputado federal”, declarou.

“Espero que eu possa levar essa experiência, conhecendo bem a cidade, as dificuldades de Tatuí e do povo daqui, para a Câmara Federal”, afirmou Camargo.

“Gostaria de agradecer toda a confiança que o Manu depositou em mim, tanto na coordenação da campanha dele, como em me passar essa pasta tão importante, na qual, com certeza, desenvolvi um bom trabalho. Agora, espero poder ajudá-lo estando em Brasília”, finalizou.