Da redação
Contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo – promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer -, o projeto “Pontos de Sucesso – Crochê para Todos”, de Washington Domingues, será realizado na Apae de Tatuí (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Com “uma proposta inclusiva e terapêutica, o objetivo principal é ensinar crochê para iniciantes de maneira simples e acessível, envolvendo alunos da instituição e promovendo a participação ativa da comunidade”.
Para tanto, o workshop acontecerá de forma gratuita em seis sábados, sempre das 9h às 12h, sendo: dias 13 e 27 de abril; dias 4 e 18 de maio; e 1º e 15 de junho, na sede da Apae (avenida Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/nº, Jd. Lucila).
Podem participar famílias dos alunos, alunos e rede de apoio dos assistidos da Apae Tatuí, bem como toda a comunidade. A inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/4av8s2t.
De acordo com o proponente Domingues, “o crochê será incentivado como uma fonte de renda adicional e terapêutica, enriquecendo o cenário artesanal e manual da cidade”.
“Abordaremos os princípios básicos do crochê, ponto a ponto, até a confecção de peças para venda. O projeto vai além da sala de aula, criando uma rede de apoio terapêutica, que se estende para além das paredes da instituição”, acrescenta.
Domingues comenta que a contrapartida social do workshop “é fundamental para sua sustentabilidade e impacto positivo na comunidade”.
Segundo ele, a Apae fornecerá os materiais necessários para o curso, incluindo fios de malha e agulhas de crochê, “garantindo que os participantes tenham acesso a recursos de qualidade sem custo”.
“Além disso, tudo o que for produzido durante o curso será destinado a um propósito nobre, com a receita gerada revertida integralmente para a Apae”, antecipa Domingues.
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @dabliodecroche ou pelo telefone (15) 99733-1861.
Proponente
Washington da Silva Domingues tem 25 anos, é artista, artesão e educador. Licenciado em pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), tem pós-graduação em educação especial com ênfase em TEA (transtorno do espectro autista) e em gestão escolar.
É ator formado pelo curso de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, e já participou de mais de 20 espetáculos, entre os quais, “Remoto” e “Cimbelino XXI”, por meio do projeto Conexões.
Ingressou na Apae Tatuí no ano de 2022 como monitor de classe e, atualmente, ocupa o cargo de professor titular, além de integrar a equipe de comunicação e marketing da instituição. Também em 2022, começou a fazer parte do grupo de teatro “Trupe Garagem & Cia”, no qual exerce o papel de ator, tesoureiro e produtor.
Foi fundador e é ator do Grupo Sete Chaves, de Tatuí, “um grupo independente que circulou e foi premiado em diversas mostras e festivais de teatro em todo o interior paulista com os espetáculos ‘Auto da Paixão e da Alegria’, de Luís Alberto de Abreu, e ‘Expedição Urga!’, a partir de textos de Bertolt Brecht, ambos com direção de Lucas Gonzaga”, informa a assessoria de imprensa da prefeitura.