AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Apresentação contará com repertório sacro e acontece após a celebração religiosa
O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí faz neste domingo, 13, concerto especial antecipando a Páscoa, celebrada na semana seguinte. O concerto será a partir das 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, após celebração religiosa. A entrada é franca.
Sob coordenação de Cadmo Fausto, a apresentação contará com repertório sacro e destaque para a obra do compositor Edmundo Villani-Côrtes, que estará presente ao concerto.
A primeira obra a ser apresentada será a “Missa Réquiem”, de W. A. Mozart. Serão apresentados cinco movimentos, com solos de Nilcéia Récio, Mirtes Lomba, Marcos Nascimento e Sandro Pires. O “Requiem em Ré menor” é uma missa fúnebre. Foi a última composição do compositor austríaco e uma de suas mais famosas obras, estreada em Viena, no ano de 1793, num concerto em benefício da viúva de Mozart, Konstanze Weber.
Outra obra a ser apresentada será “Quinta-Feira Santa”, de Edmundo Villani-Côrtes. O compositor, que é referência nacional, estará presente. “Ele tem um apreço importante por Tatuí – cidade para qual dedicou composições suas – e tem uma carreira intensa na área”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da escola.
A obra “Quinta-Feira Santa” é um oratório em seis movimentos: “Jesus Manda Preparar A Páscoa”, “A Ceia O Lavapés”, “Instituição da Eucarístia”, “O Anúncio da Traição”, “Pedro Negará Jesus” e “Oração no Monte das Oliveiras”.
A obra foi especialmente escolhida para a apresentação da Semana Santa. Nilcéia Récio, Marcos Baldini, Marcos Nascimento e Robson Gonçalves são os solistas.
“Estamos muito emocionados com este concerto e, em especial, com a presença de Edmundo Villani-Côrtes. Será um momento importante para o grupo, e espero que todos possam acompanhar este evento”, destacou Cadmo Fausto, regente do Coro Sinfônico.
Coro Sinfônico
O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988 e é formado por cerca de 30 alunos bolsistas e professores-monitores da instituição.
Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas. Em 1990, o Coro Sinfônico estreou o espetáculo “Da Boca do Circo”, a primeira grande produção realizada pelo grupo. Posteriormente, montagens como a “Suíte dos Pescadores” e “Na Era da Rádio” fizeram grande sucesso em excursões pelo interior do Estado.
Além de repertório a capella, o Coro possui vasta experiência com obras sinfônicas, caso de “Vésperas Solenes”, “Réquiem”, “Missa da Coroação” e “Te Deum”, de Mozart; “Réquiem” de Fauré; “Missa em Sol” de Schubert, entre outras.
Além dessas, o conjunto destaca-se pelo resgate e divulgação da música brasileira, ao abordar obras de compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edmundo Villani-Côrtes, Antonio Ribeiro, Ronaldo Miranda, entre outros.
Em 2011, junto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, apresentou a cantata cênica “Carmina Burana”, de Carl Orff, na série de concertos Tucca, na Sala São Paulo.
Em 2012, no mesmo projeto, realizou a “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125 – Coral”, de L. Beethoven, com espetáculos em três cidades do Estado de São Paulo.
Também nos últimos anos, o Coro Sinfônico vem se destacando em produções do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. O grupo apresentou as óperas “Dido e Enéas”, de Henry Purcell (2009); “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi, “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011); e “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck (2012).
Em 2013, registrou apresentações com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob regência de Isaac Karabtchevsky.