Parte do prédio da Secretaria de Esporte é cedida para ‘Barão’





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Parte da escola foi interditada, a Prefeitura cedeu espaço para alunos não ficarem sem aulas

 

As aulas de judô, capoeira, damas e xadrez não são mais as únicas disciplinas ensinadas, diariamente, na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Parte da estrutura foi temporariamente cedida à Escola Estadual “Barão de Suruí”, que, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, teve diversas salas de aula interditadas pela Defesa Civil, devido a infiltrações e goteiras, que comprometeram uma ala do prédio.

Segundo a assessoria, aproximadamente 400 alunos, dos ensinos fundamental e médio, foram abrigados em salas reservadas para prática de artes marciais e jogos de tabuleiro.

A Prefeitura informa que as modalidades continuam com aulas normais, parte na praça Paulo Setúbal, no prédio que já abrigou o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), e parte no Centro Cultural, na praça Martinho Guedes.

A ideia foi improvisar espaços próximos, para que os atletas tivessem poucas mudanças nas rotinas e locais de treinamento.

O empréstimo foi autorizado pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, após reunião envolvendo o diretor da escola “Barão”, Marcelo Miranda, a supervisora da Derita (Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga), Iracema Vieira de Paula, e os secretários municipais da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori; do Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, e de Governo, Segurança Pública e Transportes, vice-prefeito Vicente Menezes.

A assessoria de comunicação informou que as salas foram adaptadas com lousas, armários, mesas e cadeiras, “procurando reproduzir um ambiente escolar da unidade em reforma”.

O período da manhã está destinado aos alunos do ensino fundamental, com duas turmas do primeiro ano e quatro do segundo. A tarde está dedicada para quatro turmas do sexto ano e uma do sétimo e para estudantes do ensino médio.

“Nós não medimos esforços para ajudar a solucionar o problema. Era uma situação emergencial, e não podíamos deixar as crianças nenhum dia sem aula. Não importa se os alunos são da rede estadual ou municipal, é preciso que todos possam ter acesso ao conteúdo e cumpram os dias letivos previstos”, afirmou Ângela.

Cardoso Junior ressaltou que nenhuma atividade da Secretaria de Esporte será interrompida. Ele fez, também, um pedido para que os alunos da “Barão de Suruí” cuidem da nova sede escolar.

“Pedimos que os alunos zelem pelo prédio, tratem esse espaço como suas segundas casas, para que eles mesmos possam aproveitar, depois, as diversas práticas esportivas, disponibilizadas gratuitamente pela nossa secretaria”, finalizou.

De acordo com a assessoria de comunicação, a previsão é de que a reforma da escola seja concluída até o fim do ano.

Conforme a assessoria da Derita, engenheiros estão estudando o local para darem parecer técnico e decidirem qual decisão será tomada.

Até quarta-feira, 9, a diretoria terá um posicionamento do que será feito. Segundo a assessoria da Derita, os alunos estão sendo atendidos normalmente.