Edson Kumasata
Banda faz na próxima quinta, única apresentação no ‘Procópio Ferreira’
A Banda Filarmônica de Pasárgada faz, na quinta-feira da próxima semana, 10, única apresentação no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí.
O show, com início às 20h30 e entrada franca, marca o lançamento do primeiro CD do grupo, denominado “O Hábito da Força”. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro.
A apresentação é viabilizada pelo Prêmio Funarte de Música Brasileira e integra turnê a ser realizada em seis municípios do Estado de São Paulo – a Filarmônica de Pasárgada também se apresenta em Botucatu, Ribeirão Preto, Campinas, Embu das Artes e Guarulhos.
O primeiro CD do grupo traz repertório de 21 canções inéditas, todas de autoria de Marcelo Segreto, também o vocalista. A banda foi formada em 2008 por alunos do curso de música da USP (Universidade de São Paulo), tendo vencido a 17ª edição do Programa Nascente da USP (2009), o Festival da Canção da Unicamp (2010) e o 41º Festival Nacional da Canção – Fenac (2011).
A banda também foi premiada em outros festivais da canção, como Fampop, Prêmio Botucanto e, em 2011, no Festival de MPB – Certame da Canção, quando ficou em quinto lugar na classificação geral, com a música “O Seu Tipo”.
Foi, ainda, um dos cinco finalistas do 2º Prêmio Musique do Jornal ‘O Estado de S. Paulo/RaÌdio Eldorado’, cujas canções foram enviadas ao compositor Tom Zé, e finalista do Festival de Música da Ilha Grande-RJ (2011) e FAM (Ribeirão Preto – 2012).
O grupo é formado por Fernando Henna, Ivan Ferreira, Marcelo Segreto, Migue Antar, Paula Mirhan, Renata Garcia, Rubens de Oliveira e Sérgio Abdalla. Juntos, eles fazem show marcado por bom humor.
Dentre os integrantes, o fagotista Ivan Ferreira é ex-aluno do Conservatório de Tatuí, formado pelo Departamento de Música da ECA-USP, sob a orientação do professor Fábio Cury. É integrante da Orquestra de Câmara da USP (Ocam) e, atualmente, estuda sob orientação de Alexandre Silvério (Osesp).
‘O Hábito da Força’
O CD foi lançado em 2012, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com produção do renomado Ale Siqueira (Tribalistas, Marisa Monte, Omara Portuondo, Tom Zé, Ana Carolina), projeto graÌfico de Guto Lacaz e promovido pelo selo Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes. O disco conta com participações especiais de Luiz Tatit, NaÌ Ozzetti, Kassin e Lurdez da Luz.
Conforme cita-se em material de divulgação do grupo, “’O HaÌbito da Força’ é um conjunto de canções que estaÌ muito além da maturidade que geralmente se espera de um trabalho inicial: é consistente do ponto de vista musical, poético e conceitual. É autoral, criativo, acessível ao público e dialoga de maneira sensível com outras linguagens artísticas”.
Segundo Aylton Escobar, conceituado compositor e regente, “os ritmos e os arranjos de apreciaÌvel bom gosto sugerem cenas de minióperas populares de grande impacto sobre o palco, mas nada perdendo se ouvidas num CD. Os jogos de sentido e o tempero das palavras nascem de requintada intelectualidade, e os recados têm mira certa. Nada é corriqueiro, mas aÌ€ mão”.
“Ao mesmo tempo em que as canções são construídas de uma maneira complexa ao estabelecerem diaÌlogo com as vastas tradições da música e da poesia brasileira, elas buscam simplicidade e acessibilidade. Isso faz do trabalho do grupo algo extremamente promissor”, conforme divulgado pela assessoria do CDMCC.
Segundo Gil Jardim, regente titular da Orquestra de Camara da USP, “cada composição tem características distintas, específicas, sendo que todas elas entrelaçam palavras e sons de maneira cativante, inteligente e, acima de tudo, de maneira não previsível. Isso indica uma fonte generosa e abundante de criação”.