Da reportagem
A prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, entregou na manhã de sexta-feira, 15, obras do sistema de drenagem em Tatuí. As melhorias pluviais contemplam um trecho de 1,3 quilômetro da chamada “Bacia da Terceira Idade”.
No perímetro, foram inseridas 11 novas galerias subterrâneas, as quais abrangem sete ruas no entorno da Senador Laurindo Minhoto, na vila Doutor Laurindo.
De acordo com o mapa da prefeitura, anteriormente, havia nessa mesma extensão apenas duas tubulações de escoamento de água.
As obras devem beneficiar, principalmente, os moradores da região, que sofrem com as constantes inundações em períodos de grandes volumes de chuva. A rua Senador Laurindo Minhoto era uma das áreas mais afetadas da região, recebendo grande parte das águas que desce de ruas próximas.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior destacou as obras de drenagem asfáltica sendo executadas em bairros que anteriormente sofriam com recorrentes enchentes. E sustentou que “nenhuma obra da atual administração que envolva pavimentação asfáltica acontece sem antes passar pelo processo de drenagem”.
De acordo com ele, 170 ruas da cidade receberam nova pavimentação e drenagem. “Poderiam ter sido 200, mas prezamos pela qualidade dos asfaltos”, declarou.
As novas galerias estão instaladas na avenida Antônio Tricta Júnior (três), Joaquim de Paula Arruda (três), Laurindo Minhoto (três) e 7 de Setembro (duas).
Em torno do perímetro, foram construídas, ainda, 36 novas bocas de lobo, “todas estrategicamente posicionadas”, enfatizou o prefeito. Desta forma, segundo o Executivo, “garantem-se a captação e o escoamento adequado, além da prevenção contra alagamentos”.
De acordo com a prefeitura, as obras foram executadas pela administração municipal com contrapartida da construtora Teles e Marks Empreendimentos, a qual deve iniciar a construção de um empreendimento no bairro.
De acordo com Cardoso Júnior, essa prática “não apenas fortalece a relação entre poder público e setor privado, como também garante o crescimento econômico de forma ordenada”.
A parceria, segundo ele, vem acompanhada de melhorias para a população. “Uma gestão eficiente e moderna, que entende como a iniciativa privada é componente importante para o desenvolvimento municipal”, declarou.
O mais recente registro de estragos por chuva na cidade aconteceu no dia 28 de janeiro de 2023. Naquele dia, a estrutura do prédio que abriga a Secretaria de Assistência Social e a sala dos conselhos municipais foram destruídas pela força das águas. Carros foram arrastados e perderam-se suprimentos usados no atendimento da população, como medicamentos e materiais de curativo, que estavam na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As chuvas ainda atingiram equipamentos e suplementos usados no atendimento da população, como medicamentos e materiais de curativo.