Da redação
Na próxima quinta-feira, 21, às 20h, o Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, sedia show do pianista Amilton Godoy em Tatuí. No repertório, estão programadas músicas em homenagem a Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Elis Regina e Elizeth Cardoso, além de canções autorais inéditas.
A apresentação faz parte da turnê em comemoração aos 70 anos de carreira do músico, o qual tem 83 anos de idade. Nesse mesmo dia, às 14h, ele também ministrará um workshop no Salão “Villa-Lobos”, da escola de música, sobre a “improvisação no samba-jazz”.
De acordo com a produção do show, a apresentação “presenteará o público com um espetáculo que atravessa anos, desde o início da carreira do músico, no erudito, até uma calorosa homenagem ao Zimbo Trio, grupo lendário com o qual colaborou por quase meio século”.
Ao lado de Edu Ribeiro, na bateria, e Sidiel Vieira, no contrabaixo, Godoy apresenta um show com base na cultura brasileira, a qual disse ter influência sobre a trajetória dele.
O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), com a produção de Ninas Agência Cultural e Tudo Bem Produções, a partir da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do estado de São Paulo.
O show e o workshop têm entrada gratuita e os ingressos podem ser adquiridos no local do evento 40 minutos antes do início de cada apresentação.
Carreira
Integrante e fundador, em 1964, do histórico Zimbo Trio, com Rubens Barsotti, na bateria, e Luiz Chaves, no baixo, o pianista se apresentou em mais de 40 países por quase meia década.
O músico também venceu importantes concursos de piano ao longo da carreira. Atualmente, segue com o próprio trio, com Edu Ribeiro e Sidiel Vieira.
Em 2021, lançou o disco “Amilton Godoy – 80 anos”, quando recebeu homenagem pela Berklee College of Music e a medalha de honraria “Custos Vigilat”, por meio da Câmara Municipal de Bauru.
Em 2022, em participação no Festival Amazonas Green Festival, também foi homenageado com uma placa de honra pela Secretaria de Cultura e do governo de Manaus, em agradecimento, respeito e admiração “pelo relevante serviço prestados à cultura do país”.
Em 2023, subiu novamente ao palco do Festival Amazonas Green Festival, com Eliane Elias, com quem recebeu a premiação do Grammy Awards. Na ocasião, também comemorou 70 anos de carreira.