Da redação
Nesta semana, usuários de medicamentos do tipo insulina em Tatuí reclamaram da falta dos produtos na farmácia pública do município. De acordo com a prefeitura, cerca de cem pessoas estão cadastradas na assistência farmacêutica para receberem gratuitamente os medicamentos utilizados para o controle da glicose no sangue.
Desde o mês de dezembro do ano passado, a administração municipal está tendo dificuldade com a distribuição.
Contudo, de acordo com o secretário municipal da Saúde, Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior, o recurso destinado ao fornecedor para a aquisição dos produtos teve o empenho liberado neste dia 16. A partir dessa data, a empresa tem 20 dias para realizar a entrega.
Sobre a falta dos medicamentos desde dezembro, Neto Júnior informou que “as insulinas que estão em falta desde o mês 12 são as relacionadas ao emagrecimento (Ozempic e Saxenda)”.
As das marcas Lantus, Tresiba e Fiasp, usadas para o tratamento do diabetes, segundo ele, foram fornecidas em janeiro. No entanto, a prefeitura teve dificuldade com a entrega neste mês de fevereiro.
O secretário ainda informou que, apesar do ocorrido, a pasta da Saúde está em contato direto com os fornecedores para resolver as dificuldades na distribuição.