Grupo no ‘Facebook’ auxilia internautas na procura de emprego





Ofertas de trabalho ganham divulgação gratuita na internet. O grupo “Vagas de Emprego Tatuí e Região”, criado no “Facebook” e administrado pelo empresário Edson Marcelo Delarole, 23, conta com quase 10 mil membros em menos de um ano de existência.

O intuito inicial da página era abranger somente Tatuí, mas, atualmente, há pessoas de várias cidades da região participando, inclusive, Sorocaba.

As propostas de empregos são variadas: analista de recursos humanos, porteiro, designer, babá, analista de TI, auxiliar de manutenção e outros.

As procuras por empregos são as publicações mais comuns e, também, bastante diversificadas. Não há uma área específica que esteja sendo mais solicitada.

Ao “navegar” pela página, é possível perceber que as agências de emprego da cidade e região também utilizam este meio para divulgar vagas.

De acordo com Delarole, a ideia de formar o grupo na internet surgiu porque ele procurava currículos para secretária (o) e decidiu, então, criar a página na rede social.

Todos os membros podem postar na página, desde que a publicação esteja relacionada à procura de empregos ou empregados.

Conforme Delarole, se algum internauta tentar postar algo que não seja sobre “trabalho”, será retirado do grupo. Ele salienta que todas as postagens são analisadas antes de aparecerem aos membros.

“O grupo é simples, as pessoas enviam solicitações para entrar e eu, assim que possível, autorizo. O membro pode postar suas vagas de emprego ou procurar um trabalho”.

“Mantenho a página porque, às vezes, preciso de currículo e também por estar muito feliz ajudando as pessoas, tanto empresários que precisam de funcionários como pessoas que precisam de emprego”, acrescentou.

Há publicações de pessoas que não trabalham com recrutamento de profissionais, mas estão na página ajudando na divulgação de novos cargos; pessoas que “descobriram” que uma empresa precisa de funcionário deixam recado para avisar os membros.

Gisele Rodrigues, de Cesário Lange, entrou no grupo com a finalidade de arrumar emprego e, como já conseguiu, resolveu não se desligar da página para auxiliar quem precisa.

“Acho excelente a iniciativa deste grupo e me coloco à disposição para qualquer outro”, afirmou Gisele.

Beatryz Oliveira, funcionária de uma agência de empregos em Sorocaba, utiliza o espaço para recrutar pessoas.

“Tive um bom retorno, divulguei a vaga e, algumas ‘horinhas’ depois, já tinha material em mãos”, afirmou Beatriz, que também pretende continuar como membro do grupo e divulgando novas oportunidades de emprego.

Delarole acredita que o grupo pode auxiliar agências de emprego, pois elas estão livres, assim como qualquer outro usuário, para divulgar as vagas.

“Nas minhas horas vagas, eu faço de tudo para ajudar, e é legal, porque algumas pessoas agradecem minha atitude, dizendo que o grupo está ajudando muito. Até funcionários de recursos humanos ou empresários pedem para que eu publique vagas na página”, finalizou Delarole.