Raul Vallerine
Saber esperar é uma virtude. Aceitar que cada coisa tem um tempo certo para acontecer é ter fé! (Mario Benedetti)
Aprender a esperar é um passo importante do nosso amadurecimento. Ao longo da vida, vamos percebendo a necessidade de desenvolver esta virtude para conseguir ultrapassar os maus momentos, procurando ser forte e perseverante mesmo diante das adversidades.
Saber esperar é uma luta interna, em que o indivíduo batalha contra algo dentro de si mesmo. Diferente do que parece, é um ato que exige força e coragem imensas.
Nos dias de hoje, a espera é das coisas menos cultivadas, principalmente entre os mais jovens. Todos estão sempre pensando no futuro e buscando movimentar-se continuamente, produzindo sem parar, opinando sem refletir, decidindo sem ponderar.
A dificuldade de ser paciente, no entanto, acaba por trazer muito sofrimento. Na ânsia de conquistar o que idealiza para o futuro, a pessoa se torna incapaz de desfrutar o agora, o processo de construção e idealização dos seus sonhos.
Além disso, quando obtém algo diferente do que planejava, tampouco sabe ser grato pelo resultado dos seus esforços: ao contrário, se sente insatisfeito, pronto para mais uma vez movimentar-se buscando outras metas.
Imagine-se em uma roda gigante. Ela gira devagar, para que cada pessoa em cada cadeirinha possa ir admirando os ângulos da paisagem.
Agora imaginem o que aconteceria se uma das pessoas nessa roda gigante, pouco depois de sair do solo, começasse a ansiar pelo momento em que voltaria ao chão.
Seu passeio teria sido pouco divertido. Da mesma forma, seria péssimo se girássemos a roda muito rápido e não pudessem admirar a paisagem.
A vida sem paciência é essa roda gigante onde não há bem-estar. Se não esperamos o tempo certo para que as coisas aconteçam, deixamos de aproveitar o passeio e viver as expectativas; se forçamos as coisas a andarem rápido demais, adoecemos nosso corpo e gastamos nosso tempo à toa.
Tudo que realmente vale a pena ser vivido será mais bem aproveitado se exercitarmos, no curso, a paciência.
Será assim ao conhecer alguém especial com quem desejamos ter um relacionamento, nas oportunidades do trabalho, nas habilidades que gostaríamos de desenvolver. Saber sonhar, saber ouvir, saber amar e saber esperar são grandes virtudes.
Aceitar que a vida venha a percorrer um tempo certo, que cada coisa tem um tempo para acontecer, não é esquecer o presente e sim ter fé no futuro.
O imediatismo cultivado hoje está afetando a saúde e a alma das pessoas, que vivem angustiadas por não serem capazes de acelerar o tempo. Também não conseguem parar um pouco e fazer uma coisa de cada vez.
Elas correm, somente, sem respeitar o tempo de Deus, e se frustram quando não são capazes de alcançar o que buscam no prazo planejado. Esquecem que o tempo não lhes pertence, e deixam de aproveitar o que está ao seu alcance.
A paciência, mais do que um meio de se conseguir o que se quer, é uma atitude importante para viver em paz o momento, com os amigos, filhos e com a comunidade; para cultivar o respeito e estar em harmonia com o próximo.
Em geral, as pessoas possuem uma visão deturpada sobre o sentido da paciência, como se fosse um esperar sem razão. Não. Paciência é o tempo de refletirmos e de nos encontrarmos.
É o tempo de Deus nos curar. Por isso, muitas coisas não deveriam ser ditas, muitas atitudes não deveriam ser tomadas. Muitas feridas não teriam sido causadas se fôssemos mais pacientes.
Lembre-se que a vida costuma oferecer novas oportunidades a cada amanhecer; e se você estiver agitado demais, corre o risco de não perceber a felicidade que está chegando de mansinho, aproximando-se cada vez mais de você!