Secretaria de SP diz que prevê Tatuí como polo da indústria fonográfica

Intenção anunciada por Marília Marton tem como base o Conservatório

Marília Marton fala sobre os novos rumos do Conservatório (foto: Juliana Jardim)
Da reportagem

Durante visita para o lançamento do Projeto Guri em Tatuí, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, Marília Marton, anunciou que o governo paulista tem a intenção de tornar o município um “polo da indústria fonográfica”, tendo o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” como o maior contribuidor para tanto.

A informação antecedeu a visita que ela faria ao Conservatório no final da tarde de quarta-feira, 17, para tratativas junto aos profissionais da instituição, com o intuito de “ajustar o rumo” para o novo projeto da instituição.

Ela justificou a readequação do Conservatório por entender que a escola possui uma “fila reprimida de músicos”, os quais, segundo ela, querem estudar para dar aula de música. No entanto, a instituição não consegue atender a todos, argumentou.

Marília deu como exemplo o próprio Projeto Guri, sustentando que os prefeitos querem implantar o programa, mas não conseguem contratar professores especializados, formados.

Em razão disso, ressaltou a importância do trabalho por meio do contrato de gestão celebrado com a Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora do Conservatório; e a Santa Marcelina Cultura, do Projeto Guri, para que elas atendem às demandas da pasta da Cultura.

“E quem forma esse professor? O Conservatório de Tatuí. Então, estamos tentando organizar a secretaria a partir da vocação de cada uma das organizações sociais, para que elas, dentro de um conjunto de atividades, deem conta de tudo aquilo que a gente está demandando”, justificou.

Ela conta que a pasta vem fechando “inúmeros contratos” com os municípios interessados na implantação do projeto de iniciação musical. Em razão disso, defendeu que o Conservatório possa ser a porta de entrada para a formação desses professores a atuarem na ação, e não somente de músicos como atribuição principal, conforme ocorre atualmente.

“Tendo essa formação represada de profissionais que todo mundo procura em Tatuí, precisamos formar professores, porque senão não formo alunos e, tampouco, professores”, salientou.

Ela, entretanto, disse reconhecer o temor dos profissionais do Conservatório com a nova projeção. E afirmou que eles não deixarão de ministrar as aulas, no entanto, “trocarão a maneira” de como as aulas serão ministradas.

“Essa é a verdade: o Conservatório tem a sua vocação principal, primordial, que é a formação de músicos. Esse é o seu cerne central. Contudo, a cadeia produtiva da fonografia está exigindo muito mais da escola”, declarou.

“Quando a gente olha para a questão pedagógica, em tudo aquilo que ele (o Conservatório) está formando, tem inúmeras falhas. Não posso ter fila represada de músicos querendo ser professores e não ter onde se formarem. Essa é uma função original do Conservatório”, acrescentou Marília.

De acordo com a secretária, na cadeia produtiva da indústria fonográfica, existem inúmeros profissionais que demandariam uma formação específica. No entanto, segundo ela, para que esse processo de transformação possa ser concretizado seria necessária a formação de profissionais técnicos, os quais disse ser insuficientes no país.

“Que lugar a pessoa procura para fazer este curso? Não existe. O estado de São Paulo, que tem o maior investimento em música, tem um Conservatório dedicado para isso, mas não faz. Então, precisamos olhar para essa demanda”, reafirmou.

Ela disse acreditar que, com a readequação, o Conservatório terá ampliadas as atribuições, tendo como consequência, o crescimento das atividades para os próximos anos. Marília reforçou, ainda, a necessidade de a escola voltar a ter um “olhar de excelência”. E relatou ter cobrado isso da Sustenidos.

A secretária também mencionou a Fatec como parte do crescimento da indústria fonográfica em Tatuí. No entanto, defendeu que, na faculdade de tecnologia, “ainda há uma certa peculiaridade na formação de algumas profissões”. E assegurou que a formação de músicos-professores estará atribuída ao Conservatório.

A secretária lembrou que a formação de professores também está direcionada à área de dramaturgia da instituição. E reforçou que as artes cênicas, além da própria excelência, também têm papel fundamental no setor musical.

“Quando a gente fala de criação, sempre esquecemos desse lado da dramaturgia. E é justamente por isso que estamos indo no Conservatório conversar com eles, para que os professores de música também olhem para esse lado da dramaturgia, que no Brasil vem ampliando as questões, por exemplo, do teatro musical”, enfatizou.

Uma das falhas que ela atribui como não sendo apenas do Conservatório é a falta de uma “formação de gestão de carreira”, a qual impediria o músico de ter um estudo de como ele precificaria o trabalho dele, por exemplo.

“Nós não estamos aqui querendo inventar moda nenhuma, e sim olhar para o que todo mundo está fazendo. Estamos direcionando para as mudanças dessa indústria”, sustentou.

“A fonográfica, apesar de as pessoas acharem que, por conta de pronunciarmos a palavra indústria, queremos, de uma certa forma, dar algum tom comercial, ela existe desde a metade do século passado. Portanto, quando estamos olhando para essa evolução, não estamos abandonando a vocação do Conservatório”, concluiu Marília.

Formação

A assessoria de comunicação do Conservatório informou que a escola possui o curso de formação em educação musical, “que atende docentes da rede oficial de ensino interessados em conhecer os procedimentos da musicalização infantil, professores especialistas em música, assim como estudantes egressos do próprio Conservatório interessados em conhecer métodos e práticas pedagógicas facilitadores do exercício da profissão”.

O curso tem duração de dois anos e as aulas são ministradas presencialmente às sextas-feiras, com duas opções de horário (matutino e vespertino), com carga horária semanal de 200 minutos, e mais algumas aulas online ou presenciais, aos sábados de manhã.

Alojamento

A secretária estadual da Cultura, Marília Marton, também destacou a formação de grupos pedagógicos, assunto já tratado no ano passado, quando do anúncio de fechamento do alojamento do Conservatório.

Ela defendeu que grupos pedagógicos não são voltados para professores. “Grupo de professor é outra coisa. Eles, inclusive, se associam e montam grupos, como todos fazem. A Osesp faz isso. Todo mundo faz”, apontou.

“A obrigação do Conservatório é formar e ensinar esses meninos a associarem-se em câmaras, para que vendam e aprendam a trabalhar no grupo daquilo que são os protagonistas”, enfatizou. Ela sustentou ter sido a partir desses grupos pedagógicos que “foi criada uma situação que não existe” a partir de uma decisão do governo estadual.

De acordo com ela, a decisão sobre o fim do alojamento não está afastada, mas adiada. “Obviamente, porque tivemos uma conversa, a qual ainda está em decisão com relação à ambientação desses alunos. No momento, eles vão continuar do jeito que estão”, esclareceu.

Ela ainda repudiou alguns fatos que aconteceram após o anúncio, relatando que recebera questionamentos perguntando se o estado iria “colocar a polícia para tirar os alunos”.

“A cidade não pode admitir esse tipo de fala. Temos um prefeito que é professor, e não pode ter essa fala aqui. Essa afirmação não cabe à cidade que tem música, ternura e doce”, concluiu.