Da redação
A equipe profissional do Grupo BT/Clube de Campo, o Basquete de Tatuí, volta a competir pelo Campeonato Brasileiro de Basquete. O anúncio foi feito no final de ano passado, por meio das redes sociais da equipe, e gerou muitos comentários de seguidores desejando “boa sorte”.
Duas vezes campeões e duas vezes vice no Campeonato Paulista de Basquete, o time local volta de férias nesta terça-feira, 16, quando, segundo o técnico William Drudi, começam os treinos para o “Brasileiro”.
Drudi explicou que a “nova equipe” da seleção local ainda está em fase de escolha, no entanto, confirmou os cinco jogadores que permanecerão: Castellon, Márcio, Igor, Marcelino e “Trimilik”.
Além de a equipe competir pelo Brasileiro – a partir do dia 2 de março -, também deve atuar novamente pelo Campeonato Paulista, no segundo semestre do ano.
Já pelo Brasileiro, conforme explicou Drudi, a seleção jogou pela primeira vez no ano de 2022, tendo ficado na quinta colocação na fase de grupos. Nos anos seguintes, por “falta de condições financeiras para poder arcar com as despesas”, o Basquete Tatuí deixou de disputar a competição.
Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete, apesar de ser organizado pela Confederação Brasileira de Basquete, não é considerado a primeira divisão nacional do esporte.
A competição foi oficialmente anunciada em outubro de 2018, tendo o primeiro campeonato ocorrido no ano seguinte. Ele é uma espécie de segunda divisão do basquete nacional, tendo o Novo Basquete Brasil a chancela de primeira divisão.