Da redação
O Conservatório de Tatuí divulgou a programação cultural de janeiro, que conta com duas produções de destaque, conforme a instituição.
Os eventos, inseridos no Edital de Ocupação Artística, lançado em 2023, trazem à cena grupos artísticos e musicais, incluindo coletivos e artistas independentes, que terão a oportunidade de utilizar os espaços do Teatro “Procópio Ferreira” e do Salão “Villa-Lobos”.
Para apresentações realizadas no “Procópio Ferreira”, os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
A noite de estreia, no dia 11, quinta-feira, terá “O Menino Vicente”, um espetáculo musical produzido pelo Centro de Cultura e Educação Espaço Salutar.
A história envolve Vicente, “um jovem que, em suas andanças cotidianas, se depara com uma brincadeira intrigante. Uma mistura de dança, luta e jogo, que desperta nele um desejo de resgatar essa brincadeira, desencadeando uma jornada surpreendente”, conforme a assessoria de comunicação do Conservatório
“O enredo, permeado por diversas vertentes da cultura popular brasileira, com elementos de capoeira, samba de roda, maculelê e puxada de rede, é uma construção simbólica e fictícia da história do Mestre Pastinha, difusor e guardião da capoeira”, segue a assessoria.
A peça será apresentada às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”, com ingressos a R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada.
O Conservatório de Tatuí continua a programação no teatro no dia 19, sexta-feira, às 20h, com o concerto “Cellos do Villa”, uma homenagem ao renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Será conduzido pelo Quarteto Cellos do Villa, grupo surgiu com o propósito de divulgar o repertório para formação de quartetos de violoncelos e a versatilidade que essa formação pode trazer devido à ampla extensão do violoncelo
A estreia do quarteto aconteceu em 2019, no Salão “Villa-Lobos”, do Conservatório de Tatuí. Nessa primeira apresentação, o quarteto executou obras de Villa-Lobos, com destaque para “Modinha”, da “Bachiana Brasileiras n° 1”.
O nome do quarteto, Cellos do Villa, é uma “singela homenagem” ao compositor Heitor Villa-Lobos, que também foi violoncelista.
As apresentações, integrantes do Edital de Ocupação Artística, “destacam o compromisso da instituição em abrir seus espaços para talentos locais, fomentando a cena artística e proporcionando à população experiências culturais”, conforme divulgado pela instituição.
Ingresso solidário
Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro “Procópio Ferreira” é “muito bem-vinda”.
Sugere-se a doação de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores).
As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.