Tatuí classifica-se no “VerdeAzul” e busca certificação do selo ambiental 

Programa mede e apoia a eficiência da gestão e valorização sustentável

Para certificação, Tatuí tem de somar mais 80 pontos (Foto: Divulgação)
Da redação

Tatuí está entre as 25 primeiras cidades paulistas que se classificaram no Programa Município VerdeAzul (PMVA), do governo do estado. O município, que soma 123 mil habitantes, contabilizou 79 pontos e ficou em 24º lugar entre os com cem a 499,9 mil habitantes.

Com o resultado, Tatuí lidera o ranking regional. De acordo com o programa, que avalia a gestão ambiental e auxilia a administração a traçar estratégias, o município ficou na categoria “Qualificado I”. No entanto, para ser certificada pelo programa, a cidade precisa fazer mais de 80 pontos.

A prefeitura informou que a atual gestão “segue a sustentabilidade como princípio de governança, atuando de modo coletivo para a conscientização da população e servidores acerca dos temas propostos”.

Informou, ainda, que frentes de trabalho estão em andamento para o cumprimento da “Agenda 2030”, buscando atingir o “Objetivo do Desenvolvimento Sustentável” (ODS 11), para “uma cidade e comunidade sustentável”.

A administração municipal afirmou que “trabalha para aumentar o engajamento da população, Poder Legislativo e Judiciário para ações de educação ambiental, políticas públicas e melhorias já adotadas”.

Programa

Lançado em 2007 pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa mede e apoia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, visando ao desenvolvimento sustentável.

Ele é dividido em dez diretivas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

A participação do município no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).