Da reportagem
Na tarde desta sexta-feira, 15, o Sebrae Aqui inaugurou em parceria com o Grupo One7 uma nova unidade do órgão apoiador à micro e pequena empresa, no centro comercial Pátio Vivaz em Tatuí.
Com a presença da diretoria da One7, representantes do Sebrae-SP, do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e secretários municipais, a cerimônia de abertura teve discurso de autoridades e descerramento da placa que oficializou a 672ª unidade do Sebrae no país e a segunda do município.
De acordo com o CEO do Grupo One7, João Paulo Fiuza, a parceria entre a empresa que atua no mercado financeiro e o Sebrae tem como objetivo potencializar as possibilidades para as pequenas e médias empresas locais.
Fiuza comentou que o propósito “não é apenas possibilitar a obtenção de crédito, mas levar soluções e ideias para a expansão do empreendedorismo”.
“Então, não é ‘vem aqui que eu te dou o crédito’, mas ‘como é que eu te auxilio para que você tenha um acesso ao crédito correto’, para que, assim, a pessoa consiga desenhar a sua empresa, independentemente do tamanho dela”, acentuou ele.
“Então, vai da base., juntando programas de treinamento e o trabalho que o Sebrae já executa”, salientou o empreendedor.
Ele lembrou que o Sebrae Aqui e a One7 já atuaram em parceria em algumas ações, apontando como exemplo o programa “Empreendedor Transformador”, o qual premiou com R$ 25 mil o microempresário que apresentou, ao final de um circuito de conhecimento, um modelo de negócios transformador.
O Sebrae Aqui é considerado a “porta de entrada” para quem busca solução para começar a empreender ou para quem já empreende e quer se esclarecer em diversos temas, sobre como realizar a gestão de seu comércio ou novo negócio.
Fiuza ressalta apostar no desenvolvimento da região e acreditar que, com a implantação do novo posto do Sebrae, o local terá “um impacto de desenvolvimento”.
“A ideia partiu do protagonismo em juntar a One7 com a possibilidade que existe aqui no Pátio Vivaz, dentro de um bairro que a gente acredita muito desde o início para fazer esse desenvolvimento aqui”, reforçou.
O secretário municipal da Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, Wagner Rodrigues, comentou que o apoio da administração municipal ao convênio entre a financeira e o Sebrae “só traz benefícios a Tatuí”.
E reforçou que a nova unidade ajudará na descoberta de novos talentos e empreendedores, e, por consequência, o município ganha com a geração de mais receitas.
Ele acredita que, apesar do Sistema “S” ser atuante no país, muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho desenvolvido pelos órgãos. E sustenta que existem, na cidade, pessoas capazes de gerirem negócios próprios.
No entanto, aponta o secretário, “elas desconhecem as facilidades que podem ter acesso, desde a uma orientação de fluxo de caixa até a qualificação de outros recursos, assim como o Banco do Povo”.
“Então, através dessas portas e chegando mais próximos desses bairros populosos, sem dúvida, acabam surtindo um resultado muito positivo”, assegurou Rodrigues.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae São Paulo, Nelson Hervey Costa, a iniciativa “é uma solução de desenvolvimento e fomento do empreendedor para o município, por promover o empreendedorismo local a partir de iniciativas que fomentem a cultura empreendedora, inclusão produtiva e geração de renda, com projetos que estão diretamente conectados com a vocação do local para quem empreende ou para quem sonha em ter um negócio próprio”.
“E com esse novo modelo de parceria, o empreendedor desenvolve uma forma de ocupação de território em que o dinheiro arrecadado fique na cidade, gere renda e emprego. Somos parceiros da cadeia do empreendedorismo com o compromisso social no serviço local”, argumentou.
Cardoso Júnior comentou que a implantação da segunda unidade do Sebrae Aqui reforça os indicativos do desenvolvimento do empreendedorismo na cidade.
Conforme o prefeito, Tatuí é a segunda cidade do estado de São Paulo que mais abriu MEIs e, com a nova unidade, ele acredita que a busca pela liderança esteja próxima.
“Nós temos um trabalho fantástico lá no Centro de Atendimento ao Trabalhador (Cate), onde centralizamos o PAT, Banco do Povo e Sebrae, que nos proporciou atender todo mundo da melhor forma”, explicou.
Cardoso Júnior acredita que, com a nova unidade, os empreendedores da região terão a facilidade de procurar orientação, por ser próximo do local onde moram.
“Temos aqui uma região de aproximadamente 35 mil habitantes, e não tenho dúvidas de que vai melhorar bastante o dia a dia deles”, concluiu.