Da reportagem
Com o objetivo de manter e cuidar dos animais resgatados sob a responsabilidade da prefeitura, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, por meio de servidores do canil municipal, está promovendo a campanha “Apadrinhe um Pet” em Tatuí, durante este Natal.
Como o nome sugere, trata-se de busca por ajuda e doações a cães, frutos de resgates por abandono ou maus-tratos e que estão aos cuidados do canil municipal.
O apadrinhamento consiste na escolha de um dos animais para a doação de caminhas, roupas, ração, brinquedos, petiscos ou até mesmo para adotá-los.
Na campanha, os funcionários do canil fotografaram cada animal e, de forma virtual, divulgaram um “cartaz” com a história de cada pet e, também, o presente que o padrinho ou a madrinha podem doar.
Para a secretaria do Meio Ambiente, Fabiana Grecchi, o “apadrinhamento” é uma forma de a pessoa que deseja ter um animal contribuir, mas que, por situações diversas, não pode tê-lo.
Ela salienta que a oportunidade de ser padrinho ou madrinha “permite ao adotante aproximar-se ou até mesmo conviver com um animal em condições de vulnerabilidade e abandono, trazendo a ele a alegria para o dia a dia”.
“O apadrinhamento de um animal, além de auxiliar na manutenção da vida desse pet, proporciona a convivência entre o animal e o adotante por meio da visitação e passeios”, salienta.
Harry, Pit, Mel, Salsicha, Jimmy, Floquinho, Ralf, Pingo, Toddy, Duque, Magrelo, Dalila, Nina, João, Cinza, Figura e Chaves possuem histórias de vida semelhantes: todos chegaram até o canil com algum histórico de abandono e maus-tratos. No entanto, apesar de serem bem cuidados no local, eles precisam de um lar (Segundo Fabiana, os cães que estão sendo divulgados pela campanha são apenas uma pequena parte dos animais que estão abrigados no canil municipal. Ao todo, são 78 bichos).
Para participar da ação, os interessados devem ir ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, localizado na UBS Animal, à rua Capitão Lisboa, 857, no centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (15) 3251-3651.