Da reportagem
A abertura oficial do Natal Encantado em Tatuí teve início na noite de sexta-feira da semana passada, 1º, na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), com a presença da Orquestra Sinfônica de Tatuí, autoridades municipais e público.
Na ocasião, esteve lotado o espaço reservado para as atrações diárias do Natal Musical – as quais deixam a Praça da Matriz para integrarem-se às atrações da Praça da Santa –, que tiveram início com canções populares e natalinas sob a regência do maestro Eduardo Augusto.
Os visitantes, logo na chegada, encontraram a nova iluminação do Natal, a qual, de acordo com o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), foi pensada para “trazer um pouco mais de brilho para as noites do Natal de Tatuí”.
Ele explica que, nos anos anteriores, a iluminação era toda baseada no “branco quente”, diferentemente deste ano, em que passou a ser programada no tom “frio”.
“Foi feito com muito empenho. E tentamos dar uma inovada no nosso Pinheirão em alguns aspectos, para que pudesse ficar mais bonito para a nossa população. Além disso, também reformulamos um pouco a Casa de Papai Noel”, apontou.
Entretando, segundo o secretário, a maior novidade desta edição é o Espaço do Doce, no qual 22 doceiros se dividem em um único espaço para atenderem aos visitantes durante os 23 dias de atrações.
A expectativa dos doceiros da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce) é alavancarem, durante o período, a margem de faturamento.
Para o comerciante Dalmo Vitor Santos Oliveira, o projeto-piloto oferecido pela pasta da Cultura, em um primeiro momento, gerou expectativas pelos associados, em razão de ser uma iniciativa inédita.
Ele contou que os comerciantes não tinham noção de como seria juntar os doceiros em um único espaço. “E, com isso, pude perceber o quanto os produtores são unidos. A expectativa está sendo muito boa”, comentou.
Apesar de saber que o espaço não tem a mesma grandiosidade da Feira do Doce, Oliveira espera faturar com os tradicionais doces e com os inéditos para o Natal, em torno de 10% a mais que em dias normais. Ele aposta nos pirulitos natalinos e nos sininhos de Nutella.
“A Feira do Doce é difícil de bater pelo fato de ter muito mais pessoas. Não sei qual é a expectativa da prefeitura e quantas pessoas vão passar por aqui, no entanto, a expectativa é boa”, salientou.
De acordo com Buko, a estimativa para este ano é de que, novamente, a prefeitura ultrapasse o registro de visitantes do ano passado, em que a Praça da Santa recebeu aproximadamente 90 mil pessoas. “Nós estamos sempre batendo as nossas metas. Então, a ideia é passar dos 100 mil visitantes neste ano”, declarou.
Aline Rosa, outra produtora, também disse esperar por boa expectativa de público no espaço. Ela, que divide o local com mais quatro expositores, aposta nos tradicionais doces e nos especialmente preparados para esta época do ano, como o pirulito trufado e o chocotone em dois sabores (Nutella e pistache).
“Sabemos que a Feira do Doce já é uma festa bem renomada, mas estamos com a expectativa grande neste novo espaço”, comentou.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior lembrou que “o Natal é um momento de reflexão”. “É gratificante ver a nossa população reunida na praça nesta época tão especial. É quando se encerra um ciclo e nos preparamos para outro, cheio de planos e sonhos. É também para repensar nossas atitudes, sobre nossa conduta, sobre o que temos feito”, declarou.
A contagem regressiva para o acendimento do Pinheirão – neste ano, ornamentado com 1.300 lâmpadas de LED – foi aguardada com expectativa pela população, especialmente as crianças.
Maria Valentina Soares Mota, de sete anos, olhava para o alto ansiosa para ver “a árvore brilhar”. “Minha mãe falou que a árvore brilha muito, e eu quero ver ela acender”, dizia a menina.
A mãe, Suellen Soares Barros, lembrou que o acendimento da árvore era o dia mais aguardado por ela quando tinha a idade da filha. E contou que, em razão disso, faz questão de levá-la todos os anos para que a menina possa ter, no futuro, a mesma “boa lembrança”. “Ainda me emociono muito quando as luzes são acesas”, contou.
Pinheirão
Responsável pela iniciativa de enfeitar o Pinheirão quando ele ainda era considerado a maior árvore natural de Natal do mundo, então com 50 metros, Odil Euclides Antunes foi chamado pelo prefeito para acionar o botão do acendimento das luzes.
Antunes declarou ser uma enorme satisfação estar presente na inauguração do acendimento da árvore, de cuja iniciativa de enfeitá-la ele fizera parte. Ele contou que a ideia de iluminar o Pinheirão surgiu em 1956, com o Clube 17, formado, obviamente, por 17 integrantes.
Segundo Antunes, o clube também formalizou, à época, um “jornalzinho para falar sobre a então administração”. Para conseguirem assuntos para as publicações, ele explica que os 17 membros saíam em busca de informações sobre o que “tinha de ser feito” na cidade.
De acordo com ele, em uma dessas buscas, surgiu a ideia de enfeitar a árvore da Praça da Santa. No entanto, segundo Antunes, o protagonismo da ação surgiu por meio de uma proposta de Sílvio Azevedo, também membro do clube.
Ele então sugeriu que a árvore fosse aproveitada para iluminar o Natal. A partir daí, segundo Antunes, os amigos se reuniram no intuito de adornarem o Pinheirão para o final de ano.
Antunes afirma que todos os amigos tinham uma função no enfeite do pinheiro. “Mas, coube a mim subir na árvore, com mais alguns amigos, para estendermos os festões natalinos”, contou.
Ao longo de seus 89 anos, Antunes lembra de quando a árvore fora atingida por um raio, perdendo-se o posto de maior do mundo. No entanto, defende a beleza dela mesmo após o acidente. “Agora, eles arrumam de um jeito lá na ponta para que ela não perca o formato de pinheiro de Natal”, concluiu.
Programação
Neste sábado, 9, às 19h, é realizada apresentação do Coral da Fé, do Santuário São Judas Tadeu. No domingo, 10, às 19h, o público pode prestigiar a Oficina Municipal de Ballet.
No dia 15, sexta-feira, a banda Mistura Brasil se apresenta em show a partir das 19h. No dia seguinte, 16, às 19h, é a vez do Coral Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
No domingo, 17, a Banda Municipal Nossa Senhora da Piedade, do município de Bofete, apresenta-se às 19h. O “Natal Musical” segue no dia 21, quinta-feira, às 19h, com o coral Espaço Feliz, do Lar Donato Flores.
No dia seguinte, 22, sexta-feira, o coral da Igreja Lagoinha se apresenta às 19h. E, por fim, o grupo Seresteiros com Ternura encerra a programação natalina musical às 19h.
Caravana
Nesta segunda-feira, 11, às 18h acontece a caravana da Associação Comercial (ACE). E, no próximo domingo, 17, às 20h, será a vez da tradicional Caravana da Coca-Cola.
A Cidade Ternura ainda terá o Trem da Alegria, no período até o dia 31, de segunda-feira a sábado, das 17h às 22h, e aos domingos e feriados, das 15h às 22h, na Praça da Santa.
Natal nos bairros
Além da região central, alguns bairros recebem atividades natalinas. As edições do “Natal nos Bairros” acontecem sempre nos fins de semana, das 9h às 13h.
Neste sábado, 9, a programação é promovida na praça do bairro das Garças, no Jardim das Garças/Jardim Europa. No domingo, 10, a ação é próxima aos lagos do bairro Rosa Garcia 2.
No próximo sábado, 16, as festividades ocorrem na praça Mário Cóscia, no Jardim Wanderley. No dia seguinte, 17, domingo, o evento será no ginásio da Emef “Professor José Menezes Bueno”, no bairro Americana.
Outras festividades
Na quarta-feira, 13, às 19h, no Centro Cultural de Tatuí, acontece a abertura do Bazar de Natal do Fusstat, com a apresentação do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida. O atendimento acontece de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h.
A Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música – Especial de Natal” é realizada entre os dias 13 e 23, das 10h às 22h. No domingo, 24, funciona 10h às 14h, na Praça da Matriz. Já a Casa do Papai Noel da ACE estará aberta a partir do dia 11, no coreto da Praça da Matriz.