Divulgação
Giovanna Jaco Mota Cavalheiro é uma das dez meninas selecionadas para participar de evento em Londres
Pela segunda vez, Tatuí terá um representante no “Intercâmbio Cultural Try Rugby”. Trata-se da aluna Giovanna Jaco Mota Cavalheiro, que estuda no 6º ano C, na Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria). Giovanna embarcará no próximo dia 4 de março e é uma das dez meninas selecionadas.
O intercâmbio cultural e esportivo é promovido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com o British Council e a Premiership Rugby. Ele acontece entre os dias 4 e 17 do mês que vem e tem como objetivo levar dez alunas do projeto “Try Rugby” (algo como: “Experimente o Rúgbi”, na tradução para o português) para participarem de uma experiência no Reino Unido.
Conforme nota enviada pela coordenadora de esportes do Sesi de Tatuí, Cristiane Raquel Mota dos Santos, as alunas marcarão presença no “Festival Internacional de 7s”, em Londres. Ele é realizado por meio da “Touraid”, organização não governamental que trabalha por crianças “menos favorecidas socialmente”.
O foco são meninas de países da Ásia e da África. A ONG atua, ainda, no desenvolvimento de atividades sustentáveis entre esses países e o Reino Unido.
Neste ano, a Premiership Rugby está apoiando a iniciativa com o “festival de meninas” para celebrar o “Dia Internacional da Mulher”. Por meio do evento, a entidade quer estimular atividades culturais e esportivas voltadas às mulheres.
“A ideia é que os sete países convidados se reúnam com crianças das escolas do Reino Unido e desenvolvam um laço cultural entre essas escolas e suas famílias, através do rúgbi”, destacou o Sesi, em material informativo à imprensa.
Participam do projeto, meninas do Brasil, Hong Kong, Índia, Santa Lucia, Suazilândia, Uganda e Trinidade & Tobago. Além do esporte, as estudantes selecionadas participarão de atividades, como dança e teatro, terão aulas para conhecimento da língua inglesa e orientações nas chamadas “sessões de cidadania”.
Conforme a coordenação do Sesi, Giovanna ficou entre as selecionadas por atender aos critérios adotados para a escolha das alunas das dez unidades participantes do “Try Rugby”.
Ela teve o nome indicado pela unidade local, está na idade atendida (entre 11 e 12 anos), participou de entrevista acompanhada com a família, é aluna do PAF (Programa Atleta do Futuro), apresentou “avaliação positiva”, está “devidamente matriculada” e frequentando aulas, e é filha de trabalhador da indústria.
“A aluna e a família estão ansiosos por esta experiência única”, comentou a coordenadora do Sesi. De acordo com ela, Giovanna recebeu passaporte no dia 14 deste mês, ocasião em que obteve documentação necessária para viagem. Ela é filha de Gerson Leme, que trabalha na planta local da Yazaki do Brasil.
Em 2013, Vinicius Pezzoni Távora, que estudava no 7º ano B da Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), viajou a Londres. Ele e outros 11 meninos participaram do intercâmbio na Inglaterra, visando o aprimoramento do rúgbi. O evento aconteceu entre os dias 7 e 13 de maio daquele ano.