Da redação
Às 11h deste domingo, 3, mais um projeto contemplado pelo 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí” se apresenta no Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí. Trata-se de musical do trio Som de Maria, composto por piano, violino e violoncelo.
Com o objetivo de propagar a música de mulheres compositoras no meio erudito, as três instrumentistas do trio irão explorar o repertório de grandes artistas, como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Florence Price, Bárbara Strozzi e Chiquinha Gonzaga.
A pesquisa por essas mulheres artistas foi feita devido ao “incessante interesse em conhecer a força feminina da música para concerto, já que a visibilidade era maioritariamente masculina”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura.
No caso de Clara Schumann, “diversas composições da artista foram silenciadas e esquecidas ou, pior, utilizadas em nome de seu marido, como se o mesmo as tivesse escrito”, segue o serviço municipal.
Dessa maneira, o trio Som de Maria “busca essa reparação histórica, além de trazer tamanha riqueza artística e cultural aos ouvidos dos apreciadores desta nova geração”.
A proponente do projeto, Laís Paes, declara que “o trio tem o intuito de trazer para os dias atuais o início da força musical feminina, utilizando como objeto de pesquisa as principais compositoras dos últimos séculos”.
“Mulheres extremamente talentosas, que assumiram um compromisso de vida com a música e não puderam ter suas obras ouvidas e apreciadas, mas nós podemos”, diz ela.
“Trazer como proposta esse repertório pouquíssimo conhecido e degustado nos aproxima de entender e sentir a nossa força como mulheres artistas e capazes de estar em lugares de destaque”, acrescenta Laís.
A entrada para o musical é gratuita, com recomendação para que o público chegue, no mínimo, 15 minutos antes do início. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.
Laís Paes
Cursa o último ano de violoncelo no Conservatório de Tatuí, e, atualmente, tem aulas com a professora Elen Pires. Na instituição, participa de grupos pedagógicos de grande importância, como a Orquestra Infantojuvenil, a Orquestra Jovem e a Orquestra Sinfônica de Tatuí; e faz participações no Coro Sinfônico.
É bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Também no Conservatório, participa de grupos de música de câmara de diversas formações como duos, trios e quartetos. cursa musicografia braile.
Participou de festivais de música nas cidades de Itu, Boituva, Indaiatuba e outras. Faz parte de projetos artísticos paralelos para eventos e confraternizações. Dentre eles, destaca-se a banda Bicho no Brejo, que trabalha na região com uma formação diferente e um repertório voltado para o folk e o blue grass.
A banda atua em bares, casamentos e outros eventos e já realizou o Festival do Brejo, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc e pelo edital Paulo Setúbal 2021, com um show de autorais no CEU das Artes.