Da redação
Na manhã de terça-feira, 28 de novembro, no ginásio da A.A. XI de Agosto, aconteceu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Tatuí, uma iniciativa da Polícia Militar do estado em parceria com a prefeitura, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
A cerimônia contou com 358 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal, que participaram do “Proerd Kids”, além de professores, pais e familiares.
A solenidade teve início com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Tatuí, seguidos pela história do Proerd Kids, programa específico aos alunos dos primeiros anos do fundamental, que tem o objetivo de conscientizar sobre a responsabilidade de solicitar ajuda em casos de emergência, por meio dos números 190 e 193.
A intenção também é “mostrar as vantagens de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito”; alertar sobre o perigo de ingerir produtos não alimentares; e mostrar a “importância de observar o que acontece à sua volta”.
Ainda, “como agir quando estranhos se aproximam”; “como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los”, aprender técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas; e como enfrentar o bullying.
Os professores e alunos das quatro escolas (Emef “Eugênio Santos”, Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, Emef “João Florêncio” e Emef “Teresinha Vieira de Camargo Barros”), participantes do Proerd Kids, receberam certificados.
Eles foram entregues pela instrutora do programa, a cabo PM Carina Bueno, que, junto com os alunos, realizou o juramento do Proerd.
Fizeram uso da palavra: o comandante do 22° BPMI Itapetininga, tenente-coronel Marco Antônio Correa Ramos; o comandante da 2ª Companhia do 22º BPMI Tatuí, capitão Diego Reali Ponciano Machado; e a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.
Também estiveram presentes as autoridades: o sargento reformado da PM e antigo instrutor do Proerd em Tatuí, Valdemar Ledo Bonfim; o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; o diretor estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Kleber Vieira Pinto; e o secretário de Administração e Negócios Jurídicos, Gustavo Duarte Elias de Almeida.
O encerramento foi marcado pela tradicional coreografia e canção do Proerd, com a presença do “Leão Dare”, que tem o nome inspirado no programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Educação para a Resistência ao Abuso de Drogas – em tradução livre), surgido em 1983, que inspirou a implantação deste mesmo projeto no Brasil, em 1993, com o nome de Proerd.