Da reportagem
A Campanha de Multivacinação em Tatuí foi prorrogada para até o dia 30, conforme informou a diretora da Vigilância em Saúde, Rosana Aparecida Oliveira. O objetivo do adiamento é aumentar as coberturas de todas as vacinas do calendário.
Na ação imunizante que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, comparecem nas unidades de saúde da cidade 3.352 pessoas. Destas, 1.938 atualizaram a caderneta de vacinação.
A meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, recebem as doses jovens com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A secretaria destaca que segue as indicações do Calendário Estadual de Vacinação para disponibilizar as doses a este grupo.
Até a terça-feira, 21, 805 crianças de até um ano foram vacinadas. Na faixa etária entre um e quatro anos, 505 receberam alguma dose do ciclo vacinal. Entre cinco e nove anos, 91 foram imunizadas. E, por fim, 537 foram vacinadas na faixa entre nove e 14 anos.
Ainda foram imunizados 366 adolescentes contra o HPV; 200 contra a Meningo (meningites e as infecções generalizadas – doenças meningocócicas – causadas pela bactéria meningococo) e 173 com outras doses não informadas pela secretaria.
Rosana apontou que, entre as pessoas que compareceram para atualizar a caderneta, 55% estavam em atraso com alguma vacina.
Para garantir que a cobertura vacinal seja “abrangente e eficiente”, a vacinação é realizada de forma seletiva. “Temos uma média de 26,9 mil menores de 15 anos, e cada caderneta de vacinação é meticulosamente avaliada. Os profissionais de saúde checam se há alguma vacina faltante ou doses necessárias para completar o esquema vacinal preconizado”, explica Rosana.
As vacinas estão disponíveis de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as unidades básicas de saúde urbanas, com exceção da UBS do Santa Cruz, que aplica as doses nos casos em que for necessário a atualização das cadernetas, no horário das 8h às 12h. Para receber os imunizantes, é necessária a apresentação da carteira de vacinação e do cartão SUS.
Em atendimento às normas do Ministério da Saúde e do governo de São Paulo, os profissionais de órgãos da saúde de Tatuí se reúnem mensalmente para “planejar ações de rotina e campanhas de vacinação, intensificações e ações com o intuito de melhorar a cobertura vacinal no município, eliminar e controlar várias doenças imunopreveníveis por vacinas”.
Rosana explicou que o microplanejamento envolve o desenvolvimento de um roteiro detalhado para implementar a vacinação em uma área de influência de uma unidade ou estabelecimento de saúde.
“Esse processo inclui os componentes necessários à gestão dos recursos humanos, vacinas e logística, além da geração de demanda e comunicações, prestação de serviços e participação da comunidade”, concluiu.