Nesta sexta-feira, 24, a Semes (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), de Sorocaba, realiza congresso técnico da 55a edição do Torneio Aberto de Futsal “Cruzeiro do Sul”.
Conhecido como “Cruzeirão”, a competição é voltada a equipes que disputam cinco categorias, sendo quatro masculina e uma feminina.
A reunião acontece uma semana após o encerramento das inscrições. Os times regionais tiveram até o dia 17 para preencher ficha. No ano passado, quatro times locais disputaram o torneio, sendo três na masculina e um na feminina.
Na masculina, o município esteve representado pelo Ivoal Direção Hidráulica (que jogou em 2012) competindo pela chave “A”; o Real Madri F. S., que esteve na briga pela “B”; e o JE Carregamentos/Café do Posto, na disputa pela chave “C”.
Os três times competiram na categoria principal, naquele ano composta por outras cinco chaves – “D”, “E”, “F”, “G” e “H”.
Na categoria feminina, a Prefeitura de Tatuí brigou com outras 17 agremiações pelo troféu de campeã. As equipes foram divididas em chave única.
O Cruzeirão tem a colaboração e apoio da FUA (Fundação Ubaldino do Amaral) e é considerado um dos mais importantes eventos futebolísticos do interior do Estado.
Neste ano, ele tem início com o congresso técnico a ser realizado a partir das 14h30, “em local ainda a ser definido” pela secretaria sorocabana.
Durante a reunião, a organização fará o sorteio das equipes inscritas para o emparceiramento nas chaves e formação dos grupos.
Segundo o regulamento da competição, a Semes poderá, a critério, realizar sorteios dirigidos. Neste caso, o objetivo é “uma melhor distribuição de equipes de outras cidades ou que representem uma mesma entidade” na formação dos grupos.
A competição terá disputa pelo sistema de eliminatórias simples para todas as categorias. Como no ano passado, participam, em 2014, times na principal (voltado a atletas nascidos em 1996 e anos anteriores), veterana (nascidos até 1980); quarentão (até 1974); supervetarana (1974) e feminina (em chave única, cujos times tenham atletas nascidas até 1977).
A categoria principal (masculina) será composta por oito chaves, denominadas em grupos (A, B, C, D, E, F, G e H), sendo que as equipes classificadas na edição anterior do torneio serão enquadradas sem sorteio, obedecendo a um critério.
O campeão será cabeça de chave do grupo “A”; o vice, do grupo “H”; o terceiro colocado encabeçará o grupo “E”; e o quarto, o “D”.
As equipes vencedoras em seus respectivos grupos serão classificadas para as quartas de final. Elas comporão uma nova chave, denominada grupo “I”, obedecendo a emparceiramento.
Nessa etapa, o time vencedor do grupo “A” disputará com o vencedor do “B”; o vencedor do “C” jogará contra o “D”; o vencedor do grupo “E” fará confronto com o primeiro colocado do “F”; e o primeiro colocado do grupo “G” disputará partida contra o vencedor do “H”.
Os jogos serão norteados pelas regras oficiais adotadas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). A organização prevê que as partidas aconteçam “preferencialmente à noite”, de segunda a sexta.
Em casos excepcionais, elas serão realizadas em “qualquer dia e horário”, respeitando a tabela oficial, que será divulgada pela Semes após o congresso técnico.
O Cruzeirão deste ano premiará as equipes campeãs e vice-campeãs de cada categoria e classe (masculina e feminina) com troféus e medalhas personalizadas.
A edição 2014 também concederá prêmios ao artilheiro, ao goleiro menos vazado e à equipe mais disciplinada, com o Troféu Fair Play “Célio Trillo Guerra”.
Será colocado pelo 20º ano, em disputa na categoria principal, classe masculina, o troféu de posse transitória denominado “Fundação Ubaldino do Amaral”.
A princípio, o troféu é de “posse transitória”, podendo a equipe ter a posse definitiva após registrar três conquistas consecutivas ou cinco alternadas.