Da reportagem
Com suporte da prefeitura, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana, da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, a CCR SPVias realizou, na manhã de quarta-feira, 19, uma simulação de acidente em Tatuí com linha de pipa e motocicleta.
Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a ação integra a Semana Nacional de Trânsito, a qual objetiva “mobilizar a sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente, lembrando ao cidadão que escolher o bem faz toda a diferença pelas ruas e rodovias”.
Alunos da PEI “Barão de Suruí”, que estavam acompanhando a ação, foram orientados, por meio de um folheto demonstrativo, sobre os perigos do uso de cerol nas pipas e das consequências causadas aos motociclistas atingidos pela “brincadeira”.
De acordo com o gerente de atendimento pré-hospitalar da concessionária, Juliano Roque de Souza, acidentes de moto já são considerados graves devido à falta de proteção por conta da anatomia do veículo, com o agravante ao condutor pelo choque com a linha de pipa.
“O acidente de moto já é um acidente grave por não ter uma massa igual a um veículo que protege o ocupante. Então, a cinemática dos acidentes já é bem grave, e com linha de pipa isso agrava mais ainda, aumentando o risco de morte”, alertou.
Conforme o Departamento de Trânsito de Tatuí, 25% da população utiliza motos como meio de transporte, sendo aproximadamente 30 mil em circulação na cidade.
Dados da SPVias mostram que, entre janeiro e agosto deste ano, houve o dobro do número de mortes por acidentes de motos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, a concessionária havia registrado duas mortes, ante quatro até o mês oito de 2023.
Nos oitos primeiros meses deste ano, foram registrados, de acordo com as concessionárias que administram as rodovias da região, 40 acidentes envolvendo linhas com cerol.
Para diminuir o número de acidentes, a Guarda Civil Municipal promove, desde o início deste ano, ações que visam conter a “brincadeira ilegal”. De acordo com a GCM, foram apreendidas, no período, aproximadamente 230 pipas e 500 metros de linhas com cerol.
No Brasil, o uso, a venda e o transporte da substância cortante são considerados crimes, com pena prevista de um mês a três anos de prisão e, ainda, pagamento de multa no valor de R$ 17 mil.
Motociclistas que passavam pela rua durante a ação também foram orientados sobre os riscos e receberam antenas “corta-linha”. “É muito importante para a nossa segurança, e, infelizmente, Tatuí tem muitos acidentes”, disse Juliana Diniz.
Wilson Campos comentou que quase sofrera um acidente por conta do uso do cerol. “Graças a Deus, não aconteceu nada grave, pois enroscou no farol”, contou.
O encerramento da Semana Nacional de Trânsito está previsto para este sábado, 23, das 9h às 13h, na Praça da Matriz, com diversas atividades alusivas ao tema.
O canil da GCM realiza uma “apresentação especial da equipe”; a Autoescola Nogueira promove um circuito educativo para crianças; e o grupo Jet Balbek Yamaha incentiva os motociclistas, por meio de uma prevenção educativa, com distribuição de brindes.