Da reportagem
Por meio de uma denúncia anônima, a Polícia Civil realizou, na manhã de segunda-feira, 18, uma operação para fechar um abatedouro clandestino em Tatuí, que funcionava no bairro do Turvo. Duas pessoas presentes no local no momento da averiguação foram presas em flagrante.
De acordo com o escrivão-chefe da PC, Higor Barros Silva, o abatedouro era investigado desde a semana passada e, após uma inspeção prévia, houve o flagrante. “Hoje (segunda), nós fomos no local com uma viatura descaracterizada e constatamos que havia um rapaz manuseando carne”, relatou.
De acordo com Silva, havia lá mais três funcionários, que seriam ouvidos como testemunhas, além de um terceiro, o qual foi constatado que não fazia parte da ação supostamente criminosa.
Além da venda “para quem quisesse comprar”, as carnes eram distribuídas para supermercados e “espetinhos” na cidade. “Achávamos que era um comércio pequeno, mas, não é. É bem grande”, contou Silva.
Ele relatou, ainda, que 15 comércios na cidade estão sob investigação por venderem o produto sem nenhuma certificação sanitária. “No local, tinha carcaças dos animais com varejeiras (mosquitos), que estavam em contato direto com as carnes manipuladas para serem comercializadas. O risco ali era sanitário”, frisou.
Os presos durante a autuação passariam por audiência de custódia na manhã desta terça-feira, 18. Ambos responderão judicialmente pelos crimes de infração de medida sanitária e contra relações de consumo, pelos quais poderiam somar penas de dois e cinco anos de reclusão e multa.