Da reportagem
O ginásio da Apae Tatuí recebeu, no domingo passado, 3, o 17º Torneio Futsal Strufaldi 2023, somando a participação de 12 equipes. O Inter Paulistano sagrou-se campeão ao derrotar o Estrela Vermelha pelo placar de 5 a 2, em uma final com público que lotou as arquibancadas. Os gols do time vitorioso foram marcados por Maycon (3), Carlos Adriano e Renato.
A disputa pela vaga na final, no entanto, não foi fácil para o Inter, que teve à frente três adversários “à altura”, conforme a organização. Na primeira disputa, o Inter empatou com o Red Bull em 2 a 2 e, na seguinte, goleou o São Conrado por 8 a 2.
Na última partida pela fase de grupos, a vitória veio pelo placar de 3 a 0 contra o Lions, de Iperó. A equipe da cidade vizinha entrou em campo com apenas três jogadores de linha, no entanto, ainda no primeiro tempo, Lucas sofreu lesão, fazendo com que desistisse da disputa.
“O nosso time era bom, mas os meninos precisaram ir embora, aí ficou difícil. Eu iria tentar até o final, mas como ainda tenho que trabalhar, tive que dar uma segurada”, argumentou.
Ele ainda explicou a lesão sofrida. “Senti mesmo, não aquela lesão forte, mas, como estou há tempo sem jogar, fui até onde deu”, reforçou o jogador.
Por outra lado, o Estrela Vermelha foi derrotado na estreia por 3 a 5 pelo Amigos da Quebrada. Em seguida, venceu o FGM FC por 3 a 0. O empate em 2 a 2 veio no terceiro jogo, contra o Marijuana. Pela disputa nos pênaltis, o Estrela Vermelha eliminou o adversário por 2 a 0.
A artilharia isolada do torneio foi conquistada pelo jogador do Inter Paulistano Maycon, que anotou dez gols. “Dedico o título à minha família e para os torcedores que vieram prestigiar a nossa equipe. Treino para isso”, falou.
Já o troféu de melhor defesa foi conquistado pelo goleiro Heitor, do Estrela Vermelha.
O elenco do Inter Paulistano esteve formado por: Renato, Yuri, Maycon, Cauan, Pipa, Carlos Adriano, Derik, Gabriel, João Paulo e Matheus.
O técnico Ziko falou sobre o trabalho que vem desenvolvendo junto à equipe no Paulistão Fut7 da série B, campeonato pelo qual o time está apostando na classificação.
“Estamos 99% classificados, mas ainda faltam duas rodadas, que precisamos ganhar para conquistarmos o terceiro ou o quarto lugar e, assim, teoricamente, jogarmos com times mais fracos”, contou.
Ele também comentou sobre a importância do torneio para o esporte na cidade: “É legal ver o ginásio lotado de atletas que querem mostrar o futebol deles. Acho que o esporte precisava de mais apoio para torneios como este. É gostoso ver a arquibancada lotada com famílias”.
O Estrela Vermelha foi a quadra com: Igor, Fábio, Giovanni Muraro, Lucas Santos, Kawai, Joshua, Daniel, Micael, Mathias, Marcos, Juliano e Renato. A equipe foi dirigida pelos técnicos Lucas Oliveira e Antônio Carlos, tendo como auxiliar David. Os tentos da final foram anotados por Kawai e Mathias.
O diretor-presidente da Liga Regional de Fut7, Güi Gonçalves, disse acreditar que tenha cumprido a “missão dada a ele” pelo presidente da Apae, Paulo Cardoso, de “resgatar o futsal da cidade”.
“Cada dia que passa, cada hora, é surpreendente para mim. Tenho certeza de que a gente atingiu o nosso objetivo”, afirmou. Güi também destacou o “ambiente familiar” da competição.
“Vi as expressões das pessoas que estavam aqui. E uma das coisas que achei muito importante é a família. Sempre bati na mesma tecla: trazer a família para prestigiar um lugar maravilhoso como este”, definiu.
O diretor da Liga de Futsal de Tatuí, Alex Leme, destacou a questão disciplinar como um dos pontos positivos do torneio. “Uma grata satisfação para o pessoal que veio até aqui e, com certeza, gostou do espetáculo. Foi um show à parte, com respeito às equipes que abraçaram a ideia”, declarou.
Ele completou dizendo que “ainda virão muitas novidades do futsal para o esporte local”. “Ficamos muito felizes pelos dirigentes das equipes terem nos procurado falando sobre essa nova inovação. O pessoal está bem animado”, afirmou.
“Só tenho a agradecê-lo (Güi) por essa parceria e por trazer a juventude para brincar sem nenhum problema, ajudando na arrecadação de recursos e melhorando o dia a dia dos atendidos pela entidade”, declarou o presidente da Apae, Paulo Cardoso.
Ele também comentou sobre os benefícios que esporte traz para a Apae, por meio dos eventos na entidade. “São recursos que estão sendo investidos no próprio ginásio, e os frutos desses ganhos serão revertidos para a melhoria dos atendidos pela Apae”, concluiu.
Também participaram do torneio as equipes: Cristal Palace, Lions Iperó, Real DS, Red Bull, S.E. Marijuana, São Conrado, Amigos da Quebrada, FGM FC, Canela à Milanesa e Lima FC.