Carlos Serrão
Um idoso de 88 anos, morador de um residencial em Tatuí, foi vítima de “golpe do Pix” que lhe causou prejuízo de quase R$ 130 mil.
Segundo a vítima relatou em boletim de ocorrência, no dia 29 de agosto, recebeu ligação de uma pessoa se identificando como sendo de um banco onde ele possui conta, perguntando sobre a autenticidade de um Pix no valor de R$ 350.
Diante da negativa, o “atendente” transferiu para o “gerente”, que se identificou como “Elieder”. Este, após conversar com a vítima, afirmou que passaria a ligação para o “setor contra fraudes” do banco, no qual o idoso foi atendido por uma mulher que se identificou como “Manuela”.
A “funcionária”, sob a justificativa de fazer uma “varredura” na conta doa vítima, solicitou dados pessoais e bancários, inclusive, senhas, que foram fornecidas.
Entre os dias 29 e 31 de agosto, os golpistas conseguiram retirar R$ 37.850 da conta da vítima e mais R$ 90.740 de uma conta em outro banco.
Somente quando conversou com uma filha, que é bancária, o idoso foi alertado da necessidade de bloquear as contas e fazer o boletim de ocorrências. Os golpistas já haviam agendado outras transferências, que foram canceladas.