Da redação
O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para vários cursos livres e de curta duração. As modalidades têm entre 12 e 24 horas, com aulas virtuais e presenciais.
As capacitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sem taxa de inscrição. As vagas são limitadas e os períodos de inscrições mudam de acordo com cada curso.
O curso livre “Músico, Música e Músicas: o Humano e os Sons para Além do Ocidente”, com Marcus Held, aborda a relação do ser-humano com os sons do mundo: desde os da natureza, passando pelas primeiras concepções de música, até as compreensões e fruições na atualidade.
Será proposto um percurso histórico, antropológico e etnográfico por diversas culturas e suas relações sonoras, abordando o músico, a música e as músicas de todos os continentes.
Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos 16, 17 e 18, com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões ao redor do Brasil.
Doutor em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual realiza pesquisa em nível de pós-doutorado, foi professor especialista visitante no Instituto de Artes da Unicamp no primeiro semestre de 2023.
Atualmente, é docente credenciado do PPGMUS-ECA-USP, membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), spalla do EOS – Música Antiga USP e da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor de violino barroco, história da música e música de câmara no Conservatório de Tatuí.
Idealizador e fundador do “Música Pretérita”, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (Youtube e Instagram).
O curso acontece de 6 de setembro a 29 de novembro, com aulas virtuais às quartas-feiras, das 19h às 21h. A carga horária é de 24 horas. O público-alvo é formado por interessados em música, história, etnomusicologia, antropologia e áreas afins, maiores de 16 anos.
Não há pré-requisitos. O critério de seleção é a ordem de inscrições, que se encerram no dia 30. A ficha está em https://bit.ly/43zmmMK.
Já o curso de curta duração “Planejamento e Gestão da Carreira do Cantor Solista no Brasil”, com Vitor Philomeno, tem um total de 12 horas, sendo dividido em quatro aulas, com três horas de duração cada, com uma primeira parte expositiva e uma segunda voltada à interação e resolução de dúvidas com os participantes.
Com uma abordagem prática, focada na realidade do mercado, planejamento e resolução de problemas, as quatro aulas abordarão os temas: audições (13/9), concursos (20/9), agenciamento (27/9) e autoprodução (4/10).
Vitor Philomeno é um dos principais preparadores vocais e gerentes artísticos do Brasil. Em 2014, fundou o Opera Atelier Artists, empresa de gerenciamento artístico. As aulas serão sempre às quartas-feiras, das 18h às 21h, virtuais. Há 80 vagas.
O público-alvo é formado pelos participantes do 1º Concurso Joaquina Lapinha e pessoas interessadas no tema. Não há pré-requisitos e o critério de seleção é a ordem de inscrição, que vai até 30 de agosto. A ficha está em https://bit.ly/3QEWHiA
De 16 de setembro a 7 de outubro, acontece o curso de curta duração “Introdução à Percussão Medieval: Frame Drums, Pandeiros e Adufes”, com Mauricio Molina.
Os frame drums foram popularmente usados na música da Idade Média. São encontrados três tipos diferentes de instrumentos: pandeiro com aro redondo sem platinelas (pandeiro), pandeiro com aro redondo com platinelas e pandeiro com aro de formato quadrado (adufe).
Músicos profissionais e não profissionais os utilizavam para acompanhar dança vocal e instrumental e música processional.
“Fontes medievais fornecem informações sobre seu uso prático, técnica de execução e prática de execução que, quando combinadas com outras teorias medievais de ritmo, podem guiar para uma maneira historicamente informada de tocar e usar os instrumentos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Conservatório de Tatuí.
Durante o curso, serão desenvolvidos os tópicos: exploração do uso do pandeiro e o adufe na música medieval; posição correta de como tocar e segurar o pandeiro medieval e o adufe; golpes básicos do adufe medieval e do pandeiro; diferentes tipos de movimentos complexos com os dedos, a palma da mão e o pulso; aprender a tocar e ornamentar padrões rítmicos baseados nos modos rítmicos medievais (trocaico e iâmbico); aprender a acompanhar canções medievais (cantigas de amigo/cantigas de Santa Maria); e improvisação rítmica na música medieval.
Mauricio Molina é um musicólogo histórico e intérprete de música medieval dedicado ao estudo, reconstrução e execução de música composta durante a Alta Idade Média (1100-1300). É também professor premiado, escritor e pesquisador nos campos da música medieval, arte e cultura medievais.
As aulas serão virtuais, sempre aos sábados, das 9h às 12h. A carga horária é de 12 horas. O público-alvo são interessados no tema. Não há pré-requisitos e o critério de seleção é a ordem de inscrição, que pode ser feita até 10 de setembro, na ficha disponível em https://bit.ly/3qcsf4U.