Da reportagem
Entre os dias 24 e 27, Tatuí sediará a maior competição experimental de engenharia de foguetes e satélites da América Latina, a Latin American Space Challenge.
Ao todo, serão 145 projetos de satélites experimentais e foguetes em Tatuí, a serem testados ou lançados no “Cabo Canavial” (nome dado ao espaço onde a atividade ocorre).
Mais de mil “rocketeers” e “satelliteers”, a partir de 13 países, são esperados para montarem, testarem e lançarem seus projetos. Na edição de 2022, os alunos da USP (Universidade de São Paulo), com o projeto “Jupiter”, sagraram-se bicampeões da competição aeroespacial.
O projeto que representou a equipe foi o do satélite estilo “CubeSat” (uma miniatura usada para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras) e o “Juno”, de propulsão híbrida, que atinge uma altura máxima (apogeu) de três quilômetros. Foi este último que garantiu o bicampeonato à USP, na categoria de propulsão híbrida.
O estudo foi composto por 115 membros, formado por estudantes de diferentes institutos da universidade e coordenado pela Poli (Escola Politécnica da USP).
Os estudantes projetam e constroem foguetes para competições de lançamentos de diversas categorias, com o objetivo de “contribuir para a difusão e o desenvolvimento da ciência aeroespacial no Brasil”.
Já o segundo lugar foi conquistado pela equipe PPocketQube/CanSat, da Colômbia.
No próximo dia 24, o evento será exclusivo para as equipes e jurados da Fatec de Tatuí. Nele, serão realizadas avaliações teóricas e apresentações dos melhores projetos.
De acordo com a relações públicas do evento, Nicolli Castilho de Oliveira, na edição do ano passado, a cidade recepcionou 38 equipes brasileiras e 51 estrangeiras.
“Recebemos equipes do país inteiro, de norte a sul. Em sua maioria, a galera vem de ônibus, pois algumas equipes chegam a ter 50 pessoas”, comentou ela.
Para esta edição, a organização espera público de aproximadamente 1.300 pessoas por dia, entre fogueteiros e espectadores, “para lançar e acompanhar os mais de 145 projetos com participantes de quase 15 países”.
Conforme a organização, o evento cresceu 104% de 2019 a 2022, chegando a 51 foguetes avaliados. A assessoria acentua que, se comparado com as maiores competições de engenharia aeroespacial, como a Spaceport America Cup, European Rocket Challenge, Launch Canadá e Base 11 Space Challenge, o Lasc é o segundo maior do planeta em número de projetos e lançamentos.
Na edição de 2022, o evento bateu recorde, com a participação de 1.607 pessoas, entre alunos e entusiastas. O número de foguetes que tiveram pelo menos uma tentativa de lançamento também fez história: 20 percorreram a cronologia completa até o acionamento do sistema de ignição.
A competição é dividida em duas categorias. Uma é a “rocket challenge” (apogeu de 0,5 km para foguete com sistema de propulsão sólido; apogeu de 1 km para foguete com sistema de propulsão sólido; apogeu de 1 km para foguete com sistema de propulsão híbrido ou líquido; apogeu de 3 km para foguete com sistema de propulsão sólido; e apogeu de 3 km para foguete com sistema de propulsão híbrido ou líquido).
A outra categoria é a “satellite challenge” (projeto de satélite no estilo PocketQube ou CanSat e satélite estilo CubeSat).
Interessados em assistir aos lançamentos podem adquirir os ingressos antecipadamente por meio do site Sympla ou no dia do evento, pelo custo de R$ 100, válido para os dois dias. Estudantes, idosos e menores de 18 anos pagam meia-entrada. Crianças até 12 anos são isentas do pagamento do ingresso.
Haverá também a opção de “entrada social”, pela qual os participantes que levarem um quilo de alimento não perecível terão acesso ao ingresso com valor reduzido a R$ 50.
Os alimentos serão destinados ao Fundo de Solidariedade da cidade de Quadra. O evento será sediado na fazenda de gramicultura da empresa Gramas Xavier, situado à rodovia SP-127, km 115,5, s/n, no bairro dos Fragas.