Conheça um pouco de Tatuí

Raul Vallerine

Tatuí é a Cidade Ternura. Terra simpática e acolhedora. Dificilmente você irá sair de um estabelecimento onde comprou algo sem ouvir do vendedor “Deus que abençoe” ou, até mesmo, ao se despedir de alguém que estava conversando. É um costume que sem dúvida torna muito melhor o dia de quem ouviu. 

Distante 131 km da capital, na região de Sorocaba, se encontra Tatuí, uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a ser reconhecida como Município de Interesse Turístico, em 2017.

O nome Tatuí vem do tupi-guarani e significa “Água do Rio do Tatu”. Uma cidade tão receptiva e cultural que ganhou três apelidos: “Cidade Ternura”, “Capital da Música” e “Cidade dos Doces Caseiros”. É um diversificado destino turístico para quem aprecia a arte da música ou para as pessoas que se interessam por doces.

Tatuí não recebeu o nome de Capital da Música, oficializado pela lei estadual 12.544 de 2007, por nada. Lá se encontra o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, conhecido também por Conservatório de Tatuí, a mais tradicional escola de música do Brasil e uma das maiores da América Latina.

O Conservatório foi fundado no dia 11 de agosto de 1954 e possuí 51 cursos, todos gratuitos, com média de seis anos. São formados instrumentistas, cantores, atores e luthiers e recebe alunos de todo o Brasil e do Exterior.

Mas se o assunto é doce, Tatuí, a população da cidade de Tatuí (SP) chegou a 123.942 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 15,48% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, acontece a Feira do Doce, com mais de 250 tipos de doces, do mais tradicional ao gourmet. O objetivo da Feira é promover a produção local e da cidade.

Na edição de 2022, a feira gastronômica, que integra o calendário turístico do estado de São Paulo, contou com 60 estandes de produtores e vendedores, com mais de 250 opções de doces.

Através de dados da administração municipal, mais de 175 mil visitantes passaram pela Praça da Matriz durante os quatro dias de evento, movimentando mais de R$ 1,5 milhão.

A história de Tatuí com 196 anos, começa com a chegada dos bandeirantes, liderada por Pascoal Moreira Cabral e dos indígenas do Cogua-Açú, no ângulo dos Rios Sorocaba e Tatuuvú, ou Tatu-Guaçu, hoje bairro do Barreira. Nesse local, está o cemitério da população da época.

Tatuí foi fundado em 11 de agosto de 1826 pelo Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão um dos importantes defensores da Independência do Brasil.

Tatuí foi elevada à categoria de Vila em 13 de fevereiro de 1884. Antes de se inaugurar a Câmara de Vereadores, a cidade recebe a primeira Agência dos Correios, inaugurada em 1849. Em 31 de março de 1851, a primeira sessão do júri.

O primeiro hotel foi construído em 1858, pelo tatuiano José Gonçalves, como nome de “Hospedaria do Gonçalves”. Oficialmente, a Vila de Tatuí passou a categoria de cidade em 20 de julho de 1861. A bênção do Cemitério local dá-se em 23 de junho de 1866. Morre em 13 de janeiro de 1872, o seu benemérito Martinho Guedes de Mello, iniciador da cultura de algodão no Município.

Criada a Comarca em 7 de maio de 1877. Em 29 de agosto de 1878, nasce o primeiro jornal: “O Progresso de Tatuí”, em circulação até hoje.

Um orgulho tatuiense acontece em 1887. Um ano antes da libertação dos escravos em 1888, os tatuianos libertam os negros. É a página mais humana de toda a sua história.

Em 11 de julho de 1888, os tatuianos aplaudem a chegada do primeiro trem da Estrada de Ferro Sorocabana, a “Maria Fumaça”, que atravessa a cidade, inaugurando a primeira Estação Ferroviária. Em 10 de janeiro de 1889, vem a surgir o jornal “Cidade de Tatuhy”. Em 2 de julho de 1890, é inaugurado o serviço telefônico. As ligações são feitas somente entre Tatuí e Itapetininga.

Em 1º de janeiro de 1896, Manoel Guedes e sua esposa entregam à cidade a Beneficência Tatuhyense. Em 10 de julho de 1905, foi fundado o Asilo São Vicente de Paulo. Manoel Guedes instala iluminação pública em 1909.

Tatuí a “Cidade Ternura” e “Capital da Música” busca no tempo e no espaço o seu progresso, rumo ao Terceiro Milênio.

14 COMENTÁRIOS

  1. Tenho casa a 18 anos nessa cidade Tatuí, em 2021 resolvemos nos mudar de SP, para essa cidade maravilhosa, onde ficamos por dois anos. Infelizmente tivemos que retornar a SP, mas continuamos com a casa lá.

  2. Parabéns Tatuí, terra que me outorgou o título de Cidadão Tatuiano, o qual muito me orgulha. Parabéns pelo povo acolhedor e gentil.

  3. Eu comprei uma casa na cidade de Tatui esse ano estou indo morar nessa ótima cidade um abraço a todos.

  4. SEMPRE ME IMAGINEI MORANDO NESSA CIDADE. FUI PARA SP. 16 ANOS NESSE LOCAL. A UM ANO RESIDO EM TATUI. CIDADE BASTANTE ACOLHEDORA. SONHO REALIZADO

  5. Muito bem, por questionar Sr. Valerine no ponto de Taxi ganhei 2 multas de 7 pontos cada do mesmo numero de agente GCM, morei por 18 anos fui taxista na Cidade. 1-avanssar faixa de pedestre ameassando o mesmo 2 telefone celular na mão sendo que meu radio tinha opção de atender

  6. Tatuí meu orgulho de ter nascido na santa casa de misericórdia e se tornar um homem tatuiano amo muito morar aqui estudei na altina magnardes Araújo no boqueirão viva Tatuí sobe o comando do prefeito Miguel Lopes tivemos o maior prefeito da história Olivio Junqueira tive o privilégio de trabalhar com ele .

  7. Parabéns pela matéria Senhor

    Grande abraço.
    Atirador 24, Claudinei – TG 02 068
    Turma 89

  8. Parabéns Tatuí cidade de qual me orgulho de ter meus familiares morei ai de 2010 a 2016 onde trabalhei com pessoas maravilhosas, Tatuí povo digno honesto e trabalhador, espero voltar morar ai algum dia…

  9. Cidade maravilhosa, que mora no meu coração, mudei para cá recentemente e tenho intensão de viver aqui o restante de minha vida, tenho 25 anos de idade .
    Deus que abençoe TATUÍ.

  10. Boa noite notícias e comentários veridicos maravilhosa lembranças e recordações, sou nascido e criado Estrada bambuzal. Antigamente bairro da Barreira, terras saudosos avós..

  11. Fiz um trabalho de elétrica numa casa ai em Tatui mais preciso no santa Rita, fiquei apaixonado pela cidade. Os comerciantes sempre diz Deusbencoe.kkkkkkk amei.

  12. Bela história.
    Mas para quem realmente mora lá desde a infância a há 40 anos vê que hoje o povo da cidade de Tatuí agoniza. Os governantes acabou com as poucas indústrias que havia na cidade. Emprego hoje em Tatuí é como diz o ditado popularissimo, “ELEFANTE BRANCO”

  13. Tatuí: desde o primeiro dia em que nela estive, é cidade metrópole. Tem vida !!!! Tem alegria e movimento. Tem tudo!!! Nos anos que se seguiram fui agraciada com o titulo de cidadã tatuiana e hoje consigo estar nela bastante presente, o que só me deixa feliz.

Comentários estão fechados.