Professor da Fatec lança livro sobre “inteligência artificial”

Obra foca ChatGPT e tem o lançamento com palestrantes

Da reportagem

O professor Otavio dos Santos Gaijutis, da Fatec “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, de Tatuí, lança no dia 14 o livro “ChatGPT no Mundo da Educação: Novo Inimigo ou Poderoso Aliado”, sobre a ferramenta de inteligência artificial. A publicação é gratuita.

Durante o lançamento, será realizado um evento online, das 14h às 17h30, transmitido no YouTube da Fatec, com a participação de diversos palestrantes, mediante inscrição (https://www.even3.com.br/painel-chatgpt-no-mundo-da-educacao-novo-inimigo-ou-poderoso-aliado-363389).

ChatGPT é um chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI, lançado em novembro de 2022. O nome combina “chat”, referindo-se à funcionalidade de chatbot, e “GPT”, que significa um tipo de modelo de linguagem computacional.

“O ChatGPT é uma ferramenta muito poderosa para fins educacionais, e os estudantes em geral já estão bem familiarizados com ele, enquanto ainda há professores que nem ouviram falar”, afirma Gaijutis.

Ele conta que foi montado um grupo de WhatsApp na Fatec para trocar experiências sobre uso da inteligência artificial. “Comecei a organizar exemplos de uso, fui praticando e demonstrando, e um colega sugeriu a compilação. Quando vi, tinha um livro”, conta o professor dos cursos automação industrial, manutenção industrial e produção fonográfica. O processo ao todo levou quatro meses.

Gaijutis diz que o livro é mais voltado a professores, mas pode ser muito útil a qualquer nível, do pré, fundamental, médio, superior e pós-graduação, entre outros.

“Os exemplos montados foram focados em ensino superior, com vários casos para Fatecs, mas igualmente aplicáveis para Etecs”, enumera.

Ele sustenta que mais de 90% do perfil da obra é prático, mas que buscou fomentar discussões sobre o futuro da inteligência artificial na educação e na sociedade em geral.

“Objetivo evitar que os estudantes se autoenganem, pois, se usarem o GPT para apenas entregar alguma resposta para o professor, ele não estará aprendendo nada. No livro, também há argumentos incentivando a usar o GPT para melhorar o senso crítico”, adianta.