Da redação
A sexta edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” foi lançada na nona Feira do Doce, que acontece até domingo, 9, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
À disposição no estande da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já na abertura, quinta-feira, 6, o guia já estava sendo procurado por visitantes e turistas, em busca das mais completas informações sobre o que de melhor há no município.
O material traz indicações renovadas de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que prestam serviços voltados à orientação de visitantes.
O guia tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações foram atualizadas.
Desde a primeira edição, que circulou em 2016, o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem sido utilizado para a divulgação de tudo o que a cidade tem em termos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos. Desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade.
O material também costuma ser empregado em ações promovidas pelo projeto Raízes do Interior Paulista, entre os municípios da região.
Em simultâneo à feira, já estão sendo encaminhados lotes da publicação a pontos de interesse turístico e a órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a própria Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
O visitante também pode adquirir seu exemplar gratuitamente no jornal O Progresso de Tatuí, que ainda levará o guia a todos os seus assinantes junto à edição especial de aniversário da cidade, no dia 11 de agosto.
Gratuito
“De modo a privilegiar setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o guia sustenta a dinâmica da primeira edição, pela qual a divulgação nos classificados acontece gratuitamente”, informa Ivan Camargo, editor de O Progresso de Tatuí.
Por meio desta iniciativa, a publicação, de um lado, prestigia o comércio do município e, de outro, oferece a quem acompanha o material todas as informações possíveis e pertinentes sobre os produtos e prestadores de serviços de interesse turístico.
“Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia”, continua.
“O jornal foi um dos que se dispuseram a seguir o rumo que teve sua primeira parada de sucesso no reconhecimento de Tatuí como Município de Interesse Turístico (MIT)”, sustenta o editor.
“E foi justamente na partida desse trajeto que o semanário projetou e concluiu o primeiro guia turístico impresso da cidade. Naquele momento, por volta do ano de 2015, diante de tanta dúvida – senão de desconfiança -, não foi fácil se alcançar o título de MIT e, claro, concluir-se a primeira edição do guia”, finaliza.
Digital
O portal “Tatuí Cidade Ternura”, estruturado a partir da versão impressa do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” apresentou seu novo formato online no começo do ano, com atualizações e inéditos recursos para os usuários e leitores, no www.tatuicidadeternura.com.br.
Os atrativos turísticos mais significativos, os títulos históricos mais relevantes, atividades de lazer, agenda de eventos, agenda musical e as principais opções de gastronomia e turismo na cidade estão disponíveis da versão digital, assim como na impressa.
Entre as novidades, está a possibilidade das postagens de vídeos dentro da própria plataforma, para a divulgação dos estabelecimentos da área de turismo e gastronomia e o “georreferenciamento”, pelo qual o turista é informado sobre o melhor caminho para chegar aos locais, a partir de um mapa acessado com um simples toque no endereço desejado.
Além dos principais atrativos da cidade, o portal tem como foco principal a divulgação completa dos serviços, produtos e opções em gastronomia locais.
A primeira versão do guia digital começou a ser preparada em 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19. Contudo, como entre outras tantas atividades correlacionadas ao turismo, acabou paralisado.
“Com o passar do tempo – pelo menos dois anos até que a vacinação começasse a surtir efeito -, o portal de turismo acabou evidenciando a necessidade de atualizações – como tudo o mais de forma constante e rápida no âmbito digital”, observa Camargo. Assim, é uma nova versão que se encontra no ar atualmente, toda atualizada.
Importância
“O guia é uma ferramenta muito importante para nós do turismo, porque é do guia que a cidade depende para passar informações para o turista”, comentou no dia da abertura da Feira do Doce o presidente do Comtur, César Augusto de Araújo.
“É uma ferramenta muito importante, bem completa, e a cada dia vai se aperfeiçoando, um material sensacional. O Progresso está se parabéns. A gente usa muito o Guia Turístico e Gastronômico, que hoje é nossa vitrine. O único material completo que existe na cidade”, finalizou Araújo.
O turismólogo Lúcio Rodrigues Junior, credenciado pelo Ministério do Turismo para atuar no Brasil e na América do Sul, está guiando um grupo de 50 visitantes na Feira do Doce.
“Tatuí tem todo o potencial para virar estância, e não ser só MIT. E o Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura ajuda demais no nosso trabalho”, apontou Rodrigues Junior.
“Estou apresentando as atrações principais, mas alguns turistas não podem ficar por muitos dias. Então, o guia direciona esse pessoal, principalmente na área gastronômica, quando quiser vir passear novamente na cidade ou até morar em Tatuí. Isso gera emprego e renda ao município”, avalia o turismólogo.