Da reportagem
A nona edição da Feira do Doce, considerada um dos eventos mais importantes do calendário cultural gastronômico do estado de São Paulo, teve início na manhã desta quinta-feira, 6, na Praça da Matriz. O evento segue até domingo, 9, feriado da Revolução Constitucionalista de São Paulo.
Logo na entrada do evento, os espaços chamam a atenção dos visitantes não somente pelos produtos ofertados, mas pela decoração dos expositores.
No estande da Clara e Cia., por exemplo, há um painel “Instagramável” na entrada do espaço, para que os visitantes possam provar e, também, divulgar os doces da marca.
De acordo com a empresária Roberta Fonseca Vergínio, a ideia é sempre trazer algo novo. Para este ano, ela conta que, além das promoções que serão praticadas durante os quatro dias de evento, haverá também o lançamento de um novo doce a cada dia, “que pode ou não entrar para o cardápio oficial da loja”.
“Além dos nossos tradicionais doces, que são vendidos na loja, temos aqui o lançamento de uma nova receita a cada dia”, contou. Ela espera faturar 20% a mais que na edição anterior.
Acostumados com os tradicionais pastéis salgados servidos no estabelecimento, agora é a versão doce que atrai os paladares para o estande da Bru-Léu.
Responsável pelo espaço “pasteleiro”, Bruna Serafim de Camargo Marques disse que não é somente o faturamento do estabelecimento que cresce a cada ano.
“Desde a primeira edição tivemos o compromisso de irmos melhorando os produtos e, consequentemente, a nossa perspectiva de vendas também tem aumentado”, relatou.
Como acontece em todos os anos, simultaneamente com a feira, o público pode acompanhar as apresentações do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, direto do coreto da Praça da Matriz. Durante os dias de evento, 22 grupos musicais – de diversos gêneros – se apresentarão.
A dona de casa Caroline Godói define a feira como uma forma de “adoçar a vida das pessoas”. “Já é tão difícil a nossa luta, não é? E o doce tem essa função de adoçar a vida das pessoas”, declarou.
A filha de Caroline, Laura Godói, de apenas cinco anos, disse estar “amando” a feira. “Achei até uma casinha de doce. Estou amando”, reforçou ela.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior esteve presente no primeiro dia da feira e projetou um maior no número de visitantes, comparado à edição de 2022.
“No ano passado, nossas câmeras de monitoramento registraram cerca de 175 mil pessoas na feira. Para esta edição, são esperadas aproximadamente 200 mil”, apontou.
Para Cardoso Júnior, o resultado esperado também reflete na economia do município. “Além de atrair o turismo gastronômico para a nossa cidade e mostrar aos visitantes o que temos aqui, fomentamos a economia local”, sustentou.
“São empregos diretos e indiretos que aquecem a rede hoteleira, as lanchonetes, o comércio, e também os ambulantes que ficam entorno à área central”, concluiu.
Durante os quatro dias da feira, a segurança é reforçada, com patrulhamento da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e de empresas privadas.
Também há um sistema de monitoramento no local – o mesmo utilizado na edição anterior – para coibir possíveis furtos, roubos e outras situações.
O Departamento de Turismo mantém um estande para tirar dúvidas e oferecer informações aos turistas, com a distribuição de materiais de divulgação e cartões postais do município.
O Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, produzido pelo jornal O Progresso de Tatuí, é distribuído gratuitamente à população que visitar o estande de turismo, localizado na entrada oficial da feira.
Para o agente de turismo da prefeitura de Tatuí, Rafael Halcsik Coutinho, apesar de a população poder contar com uma versão digital do guia, o impresso ainda é o mais procurado.
“Muitas pessoas preferem o material impresso, e o guia do ‘O Progresso’ vem para fortalecer esta questão digital. O impresso ainda é o mais procurado”, concluiu.
A Feira do Doce apresenta, neste ano, 60 estandes, com mais de 250 opções de doces. A abertura oficial, entretanto, acontece na noite desta sexta-feira, 7, às 19h30.