Da reportagem
No sábado passado, 1º, aconteceu o encerramento da 38ª edição dos Jogos Abertos da Juventude em Tatuí, tendo a delegação da cidade o último compromisso no futebol masculino.
Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe comandada pelo técnico Diego Barros foi derrotada por São José dos Campos, pelo placar de 4 a 1, e ficou com o quarto lugar na classificação geral da modalidade. A cidade de Franca figurou o topo da lista, seguida de Itatiba e São José dos Campos.
Barros descreveu o confronto final como uma “disputa de nível elevado, na qual ambas as equipes se enfrentaram com o mesmo nível técnico”.
“Achamos muito positiva a nossa participação. Jogamos de igual para igual, mesmo tendo competido com adversários que participam do Campeonato Paulista”, acentuou.
Ele apontou o desfalque de alguns atletas “pontuais” durante as fases decisivas da competição como um dos fatores responsáveis pelo desempenho do time.
“Sofremos um pouco com os desfalques em momentos importantes da competição, mas nada que tire o brilho da campanha dos nossos meninos”, completou.
A segunda melhor campanha local veio com a equipe do futsal, que concluiu a participação no quinto lugar geral da modalidade. A última derrota do time sob o comando do técnico Jeninho foi para o São José dos Campos, por 4 a 2, em partida válida pelas quartas de final.
Pela modalidade, São José dos Campos conquistou o topo da tabela. A vice-liderança ficou com Santos, seguida de Terra Roxa e Barretos.
Nas demais modalidades, Tatuí não alcançou resultados na tabela geral de classificação.
O secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), parabenizou a atuação dos atletas, em especial as equipes do futebol e futsal.
“Para nós, tatuianos, é um orgulho imenso chegar na fase final com duas equipes disputando a segunda fase dos Jogos da Juventude”, declarou.
Ao relacionar o nível da competição, Buko disse estar orgulhoso pelo resultado. “Não é fácil chegar aonde chegamos. Estamos muito contentes com os resultados alcançados pelas equipes. Isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.
Balanço
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Esportes do estado de São Paulo, participaram oficialmente da competição 4.012 pessoas, entre atletas, dirigentes, comissão diretora e arbitragem. Desse total, 1.545 são atletas mulheres e 1.438, homens.
A competição foi disputada em 16 modalidades esportivas (atletismo, basquete, damas, futebol, futsal, ginástica artística feminina sub-14 e masculina sub-16, ginástica artística livre, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e xadrez).
Ao todo, somou a representação de 155 cidades, as quais integram as oitos regiões esportivas do estado de São Paulo. Pelo saldo de classificação, São José dos Campos alcançou o maior número de vitórias.
No atletismo feminino, Campinas conquistou o topo da tabela. A segunda e a terceira colocações ficaram com Barra Bonita e Marília, respectivamente. Na masculina, Campinas também figurou na primeira colocação, seguida de Pindamonhangaba e Araçatuba.
Na modalidade feminina do basquete, as delegações de Itatiba, Itu e São José dos Campos alcançaram os três primeiros lugares, respectivamente. Na masculina, São José dos Campos ficou com o primeiro lugar; Franca, com o segundo; e Rio Claro, com o terceiro.
Sorocaba ficou com a primeira colocação em damas feminino, seguida de Jaú e Registro. No masculino, Itapeva conseguiu a primeira colocação. Terra Roxa conquistou o segundo lugar e Birigui, o terceiro.
Já no futebol feminino, o topo da lista ficou com São José dos Campos, seguida de Guarujá e Santos. No masculino, Franca, Itatiba e São José dos Campos ficaram nas três primeiras colocações, respectivamente.
Taboão da Serra conquistou o primeiro lugar no futsal feminino, seguida de Guarujá e São José dos Campos. O primeiro lugar do masculino ficou com São José dos Campos; a vice-liderança, com Santos, seguida de Terra Roxa.
Pela ginástica artística feminina até 14 anos, Jundiaí figurou no topo da tabela, à frente de Campinas e Pindamonhangaba.
São Bernardo do Campo, Guarulhos e Araraquara conquistaram os três primeiros lugares, respectivamente, pela ginástica artística livre.
Pela ginástica artística masculina até 16 anos, São José dos Campos ficou no topo, seguida de Franca e Pindamonhangaba. Jundiaí, Praia Grande e São Bernardo do Campo figuraram nas três primeiras colocações, pela ordem, na categoria livre masculina.
O primeiro lugar pela ginástica rítmica “A” foi garantido por Pindamonhangaba. O segundo lugar ficou com Guaratinguetá, seguida de Ubatuba. Pela ginástica rítmica “B”, São José dos Campos, Santos e Guarulhos ficaram com os três primeiros lugares, respectivamente.
Pelo handebol feminino, Araraquara conquistou a primeira colocação, seguida de São José dos Campos e Santos. Pelo masculino, Guarulhos figurou na primeira colocação. Sorocaba e Araraquara conquistaram o segundo e o terceiro lugares.
Pela categoria judô masculino, Araçatuba conquistou o topo da tabela. A vice-liderança ficou com São José dos Campos, seguida de Botucatu. Pela feminina, Santos conquistou o primeiro lugar, acima de São José dos Campos e Franca, respectivamente.
Na modalidade natação feminino, Bauru ficou com a primeira colocação, seguida de São José dos Campos e Ribeirão Preto. Na masculina, Ribeirão Preto, Guarulhos e São Carlos figuraram nos três primeiros lugares, respectivamente.
Franca ficou com o primeiro lugar do tênis feminino. O segundo e terceiros lugares, respectivamente, foram conquistados por Poá e Santos. No masculino, Olímpia ficou em primeiro. A vice-liderança foi para Santos, seguida de Dracena.
Pelo tênis de mesa feminino, São Carlos alcançou o topo da tabela. Jacareí e Marília seguiram na segunda e terceira colocações, respectivamente. Pelo masculino da modalidade, a cidade de Guarulhos conquistou o topo da classificação. Araraquara e Praia Grande ficaram com a segunda e a terceira colocações, nesta ordem.
Pelo vôlei feminino, Santos conseguiu a primeira colocação; a segunda ficou com Araraquara, seguida de Valinhos. Pindamonhangaba, Praia Grande e Santo André conquistaram, respectivamente, os três primeiros lugares pelo vôlei masculino.
No vôlei de praia masculino, Santos e Ribeirão Preto alcançaram o topo do pódio, seguidas por São José dos Campos. Pelo masculino, Dracena, Itanhaém e Bauru, por esta ordem, concluíram a competição.
Na modalidade xadrez, Santos conquistou o primeiro lugar; o segundo ficou com Franca, seguida de São José dos Campos. Na masculina, Catanduva ficou à frente de São José dos Campos e Guarujá.