Aqui, Ali, Acolá
José Ortiz de Camargo Neto *
Frase do dia: “A arte é o fundamento da civilização;”
Caros amigos,
Por que Tatuí é uma cidade tão aprazível? A resposta que me ocorre é: por ter tantos bons artistas e amantes das artes. Justamente por esse motivo, resolvi trazer ao conhecimento dos leitores, um livro (escrito por um cientista da área da saúde) que constitui um verdadeiro hino às artes
Confiram os títulos de alguns capítulos: “A Vida Social tem de se Adaptar à Estética para Entrar na Realidade”; “A Estética é o Elemento de Cura para as Dificuldades Psicológicas e Sociais”, “A Arte é o Fundamento da Civilização” (frase do dia).
Notem este trecho: “A estética inserida no mundo irá ser o caminho para a cura da maior parte de nossos males orgânicos, sociais e espirituais (…) Existe mesmo uma relação muito grande entre o enfeiamento da sociedade e o aumento assustador de todos os problemas psicológicos e sociais. Assim posso afirmar que o elemento fundamental para corrigir todas as dificuldades psicossociais é a colocação e uso da arte como elemento básico da vida”.
O leitor e a leitora certamente irão concordar que um ambiente bem arrumado, limpo, estético nos causa prazer, e um lugar sujo, desarrumado, feio, traz uma sensação de repulsa.
Do mesmo modo, uma cidade bonita, limpa, harmoniosa, colorida, arborizada faz com que nos sintamos bem; ao passo que outra, poeirenta, suja, poluída, cheia de edifícios sem estética alguma acentua nosso mal-estar.
Observem os amigos leitores o que o autor, psicanalista famoso e experiente, está dizendo: que a beleza, inserida no mundo, irá ser o caminho para a cura da maior parte de nossos males. Tal a importância da estética para a nossa vida.
Sem dúvida, a música bonita, a poesia, o romance, o teatro, a pintura, o cinema, a escultura, a arquitetura, quando realizados por amor à arte e não por interesses comerciais, são terapêuticos em si, como é toda a beleza que há no mundo.
Assim, se você é artista, ou ama as artes, leia com atenção esse livro intitulado “Sociopatologia – Estudo da Patologia Social – Bases para a Civilização do 3º Milênio” para entender o valor da arte para a saúde; nele, o autor, Norberto Keppe, desbanca a sociedade dos números (da matemática) para pôr em seu lugar a maravilha das artes que encantam o mundo.
E viva o espírito artístico de nossa cidade, que traz uma energia tão boa para todos!
Até logo.
* Jornalista e escritor tatuiano