Da redação
Acontece nesta sexta-feira, 23, a abertura da final estadual do 38º Jogos Abertos da Juventude em Tatuí. A cerimônia está prevista para às 19h, na Associação Atlética XI de Agosto, contando com a presença de aproximadamente 4.000 atletas. O acendimento da pira olímpica marcará oficialmente o início das competições.
De acordo com a organização, desde o mês de fevereiro, mais de 25 mil atletas, oriundos de 350 municípios do estado de São Paulo, disputaram as fases regionais e sub-regionais nas oito regiões esportivas do Estado.
Essas regiões estiveram divididas entre as cidades de São Paulo (capital), São José dos Campos, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Sorocaba). Conforme a disposição do estado em regiões esportivas, Tatuí integra a oitava região, tendo o município de Sorocaba como “sede-diretora”.
As competições seguem na cidade até o dia 1º de julho. Nelas, os atletas disputarão as finais em 15 modalidades esportivas: atletismo (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), dama (masculino e feminino), futebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), ginástica artística (masculino e feminino), ginástica rítmica (feminino) , handebol (masculino e feminino), judô ( masculino e feminino), natação (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), vôlei de areia (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino).
Os atletas tatuianos classificados para a fase final, contudo, disputarão em oito modalidades: atletismo (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), futebol (masculino), futsal (masculino), ginástica artística (feminino), judô (masculino e feminino) vôlei (masculino e feminino) e vôlei de areia (masculino e feminino).
Para o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, receber pela primeira vez a final esportiva “insere a cidade mais uma vez em evidência no esporte paulista”.
“Para nós, é o nosso ápice do esporte”, afirmou. “E tudo está acontecendo em nossos quintais. Com certeza, futuros grandes nomes do cenário esportivo nacional estarão presentes nesta competição”, concluiu.
A escolha das escolas municipais e estaduais que abrigarão os 4.000 atletas durante o período de competições foi divulgada durante reunião no dia 30 de maio, no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam).
Os Jogos Abertos da Juventude fazem parte do calendário oficial de competições e eventos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e movimentam cerca de 250 mil pessoas anualmente, acentuou à imprensa a organização do evento esportivo.
Quanto a falta de organização. De alimentação. Modalidades em outra cidade isso deveria ser publicado tambem. Deveriam ir vem o que a cidade esta fazendo com os atletas. 2 horas na fila no sol para comer. Regulando comida. Infraestrutura zero. Tatui nao tinha capacidade para fazer jogos